Clique ao lado para visualizar o sumário da nova CONTINENTE.

Edição #120

Dezembro 10

Nesta edição

Vale do Catimbau

Certamente, uma das profissões que mais dependem de vestígios é a do arqueólogo. Em sua função, ele atua como um investigador que, com os fragmentos disponíveis, encaixa peças, reconstrói cenas e situações. Geralmente, quando pensamos nesses profissionais, a primeira imagem que nos ocorre é a da missão arqueológica inglesa no Egito, em que homens astutos vasculham tumbas e sarcófagos, transferindo bens ancestrais de seu lugar de origem para museus cosmopolitas.

A realidade do arqueólogo que trabalha nos sítios brasileiros, em especial nos nordestinos, é bem diversa. Não apenas porque há muito ainda a ser explorado e descoberto, mas também porque nossos profissionais lidam com culturas primitivas de hábitos diferentes daqueles das civilizações à beira do Nilo. A pré-história pernambucana é tema central deste número, no qual buscamos mapear o que tem sido revelado nas recentes pesquisas em campo, num Estado surpreendentemente rico em sítios arqueológicos, que – pela sua beleza e majestade – atraem não apenas os que trabalham, mas os que viajam e contemplam.

Nesta edição, dedicamos também espaço a Noel Rosa, que completaria 100 anos no dia 11. Noel foi um criador profícuo, morto precocemente aos 26 anos. Realizamos um retrospecto de vida e obra desse carioca da Vila Isabel, considerado o maior inovador da canção popular brasileira. Neste dezembro, uma harmoniosa relação entre texto e imagem revela detalhes da Festa do Lambe-Sujo x Caboclinho, que ocorre anualmente, no município de Laranjeiras, em Sergipe.

Nossa próxima edição, de janeiro de 2011, marca os 10 anos da Continente, cujo primeiro número circulou em janeiro de 2001. Pensamos em comemorar a data, produzindo um conteúdo que refletisse a passagem dessa década no contexto da cultura e da sociedade. Para tanto, o próximo número contará com a discussão de temas que nos pareceram incontornáveis, como os novos fluxos que se estabelecem nas cidades, no ambiente virtual, e diferentes noções de tempo e autoria. A revista chegará aos leitores a partir do dia 10 de janeiro. Boas festas e até o ano que vem.

Leia

Publicidade

Destaques

Sumário