Clique ao lado para visualizar o sumário da nova CONTINENTE.

Edição #121

Janeiro 11

Nesta edição

Especial 10 Anos - Até aqui, tudo bem..

A revista Continente faz 10 anos. Além de um evidente motivo de comemoração, esse tempo é também de reflexão. O que ele significa? Tratando-se do mercado editorial pernambucano, é um feito. Até aqui, raras foram as revistas mensais publicadas por tal período e sem interrupções, sobrevivendo a uma série de desestímulos que se interpõem entre o desejo e a possibilidade de realizar e permanecer.

Também do ponto de vista de um produto jornalístico, uma revista mensal de cultura que se mantém com a qualidade e com o respeito ao seu projeto editorial como esta é incomum, mesmo no contexto nacional. Porque temos muitas revistas, publicações ótimas, com projetos editoriais criativos, bons profissionais nelas envolvidos. Mas também temos os maus exemplos, as que cedem aos apelos, às pressões, as que não resistem, as que se encastelam...

A Continente, nas suas várias fases, também conheceu momentos radiantes e opacos, e isso certamente continuará a acontecer, porque revista é como vida, passa por fluxos e refluxos. Esteve sob orientação de mais de um editor, por ela passaram vários colaboradores, já foi repensada para manter e ampliar o diálogo com o leitor, está em movimento para se fazer relevante, agradável, inteligente, necessária.

Foi com esse espírito esperto que planejamos a edição que agora você tem às mãos. Se essa década foi tão importante para a Continente, como compartilhá-la simbolicamente com o leitor? Se era uma “festa”, como tornar esse número especial? Então, fizemos como fazemos em casa, quando vamos receber os amigos: em essência, o lugar é o mesmo, mas conferimos a ele algo fora do comum e da rotina. E trouxemos outra densidade à conversa.

Temas que nos parecem fundamentais a essa década, como o tempo, a cidade, a autoria, os relacionamentos, a tecnologia – e aspectos a eles correlatos – foram trabalhados em vários gêneros, como a reportagem, o artigo, o ensaio, a crônica, com a colaboração de vários profissionais, que produziram materiais exclusivos para esta edição.

O que nós queremos é que a leitura deste número não se restrinja a este mês, mas que tenha um efeito positivo e duradouro sobre todos nós, independentemente do tempo, esse substantivo mais que abstrato. E que a revista Continente tenha vida longa e saudável!

Leia

Publicidade

Destaques

Sumário