Curtas

Coquetel Molotov está de volta à UFPE

TEXTO Mayara Moreira Melo

01 de Novembro de 2022

Letrux e GIO estão entre as atrações do festival

Letrux e GIO estão entre as atrações do festival

Fotos Divulgação; Alex Oliveira/Divulgação

[conteúdo na íntegra | ed. 263 | novembro de 2022]

Assine a Continente

O No Ar Coquetel Molotov volta a sua primeira sede, o campus da UFPE, com cerca de 30 apresentações e uma programação de mais de 12 horas. A 19ª edição do evento acontece no dia 19 de novembro e conta com grandes nomes da música, como Letrux e Don L, e artistas que ganharam destaque nas redes sociais, como a banda paranaense Jovem Dionísio. O festival acontecerá em quatro palcos, divididos entre a Concha Acústica e a área exterior da universidade.

Este ano, o festival traz a proposta de viver experiências imersivas e ao ar livre. “Quando soubemos que a UFPE tinha reformado a concha acústica e tinha uma área incrível aberta, visitamos e visualizamos o evento ali. Entendi que daria uma história incrível poder completar 20 anos do Coquetel na nossa primeira casa e ocupando-a de uma forma diferente”, afirma Ana Garcia, CEO do festival.

Uma das apresentações mais esperadas é da carioca Letrux, que contará com a participação do cantor paulista Supla, em sua primeira vez no Recife. A artista trará ao palco o show do seu mais recente álbum, Letrux Aos Prantos. Assim como ela, outros artistas de projeção participam do festival. Tasha & Tracie são referência no rap nacional e as únicas brasileiras a concorrerem ao BET Hip Hop Awards 2022, por conta de um estilo que faz da moda urbana um instrumento de resistência e identidade.

Rico Dalasam é um dos nomes inéditos no evento deste ano. O cantor paulista começou sua carreira na cena pop nacional, mas ganhou destaque como rapper com um som autoral e revelador de suas dores. Além do mais, o compositor é pioneiro no rap queer, ao abordar pautas como racialidade, gênero e sexualidade.

Rico Dalasam vai se apresentar no festival/ Foto: Larissa Zaidam
Rico Dalasam. Foto: Larissa Zaidan/Divulgação

Quem também está pela primeira vez no Coquetel é Ivyson. O pernambucano de 22 anos soma mais de 4 milhões de plays no Spotify no seu hit Girassol. Na sua sonoridade, a música apresenta um lado íntimo e delicado do cantor, assim como outras composições do seu novo disco, O outro lado do rio, lançado em junho deste ano e que conta com a participação de Louise França, filha de Chico Science.

Outra pernambucana confirmada no festival é Bione, que, com apenas 18 anos, é referência no rap e no slam, ao levar para os palcos suas vivências como mulher preta e LGBT no Recife. A participação da rapper acontecerá no Palco Kamikaze através do Brasil Grime Show e da Aqualtune Produções, de Lenne Ferreira, que também participa da curadoria do evento. “Acho que é urgente e muito importante que os festivais de música busquem agregar novos olhares e narrativas para nortear a curadoria de suas programações, porque essa é uma maneira de garantir mais diversidade e engajamento com a cena artística”, pontuou Lenne.


Jup do Bairro. Foto: Valdinei Souza/Divulgação

Assim como Bione, Gio volta ao festival. O artista trabalha o Afrofuturismo em suas composições, principalmente em seu segundo álbum, Nebulosa baby (2021), em que há a união de referências às canções nacionais, à música orgânica e à sonoridade eletrônica minimalista.

O Coquetel Molotov também contará com o show de Jup do Bairro, paulista que participou do festival de forma remota em 2021, performando ao vivo pela primeira vez no evento. A rapper da periferia de São Paulo faz de sua arte instrumento de narração sobre suas histórias e recortes como uma mulher trans, negra e gorda. Suas diferentes perspectivas e estilos musicais enriquecem de forma singular suas canções, como as variadas parcerias que fluem pelo funk carioca e o movimento alternativo e indie.

Assim como em edições anteriores, a Companhia Editora de Pernambuco e a revista Continente são parceiras desta 19ª edição do festival No Ar Coquetel Molotov. Estaremos lá presencialmente, com a instalação de um lounge e disporemos nossos produtos para deleite do público, e remotamente, através das redes sociais e anúncios do evento. Mais informações: www.coquetelmolotov.com.br

MAYARA MOREIRA MELO, estudante de jornalismo e estágiaria da Continente.

veja também

Pernambuco Meu País inicia em Taquaritinga

Maracatu rural viaja a Portugal

Duda Rios: Um artista de multipotencialidades