Curtas

Cerâmica de Brennand é espatifada na SP-Arte

08 de Abril de 2025

Foto Divulgação

A direção de uma motorista de motoneta terminou por derrubar uma peça cerâmica do artista pernambucano Francisco Brennand (1927-2019), na última edição da SP-Arte, que se encerrou no último fim de semana, no Pavilhão de Exposições do Parque do Ibirapuera. A obra atingida – um pássaro – espatifou-se ao cair no chão e estava exposta próximo à entrada do evento, no domingo (6), viralizando na segunda-feira (7), na rede social TikTok.

Um visitante que estava no local do incidente afirmou, em sua conta nas redes sociais, que a condutora, ao acelerar a motoneta, terminou indo de encontro com a peça. O ocorrido foi registrado em vídeo, posteriormente compartilhado nas redes sociais, alcançando mais de 500 mil visualizações no TikTok. A colisão assustou o público e os galeristas.

De acordo com a SP-Arte, citada pelo jornal O Globo, a peça estava coberta por seguro, ninguém se feriu no incidente e a situação foi resolvida entre os envolvidos.

A Oficina Cerâmica Francisco Brennand divulgou "nota de esclarecimento afirmando" que a peça não faz parte do patrimônio do artista.

"Em atenção ao incidente na última segunda-feira (7), na SP Arte, a Oficina Francisco Brennand esclarece que, após consulta ao acervo do artista, registrado no sistema digital de catalogação do museu, a obra se chamaria 'Pelicano' ou 'Pelicanus' e não pertencia à coleção da instituição. O acervo da Oficina Francisco Brennand é constituído pela produção realizada pelo artista Francisco Brennand ao longo de quase 50 anos. Desde de 2019, com a criação do Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand, parte dessa produção se transformou em patrimônio da instituição."

veja também

Amcham promove encontro entre empresas

Pernambuco Meu País inicia em Taquaritinga

Maracatu rural viaja a Portugal