Cerâmica de Brennand é espatifada na SP-Arte
08 de Abril de 2025
Foto Divulgação
A direção de uma motorista de motoneta terminou por derrubar uma peça cerâmica do artista pernambucano Francisco Brennand (1927-2019), na última edição da SP-Arte, que se encerrou no último fim de semana, no Pavilhão de Exposições do Parque do Ibirapuera. A obra atingida – um pássaro – espatifou-se ao cair no chão e estava exposta próximo à entrada do evento, no domingo (6), viralizando na segunda-feira (7), na rede social TikTok.
Um visitante que estava no local do incidente afirmou, em sua conta nas redes sociais, que a condutora, ao acelerar a motoneta, terminou indo de encontro com a peça. O ocorrido foi registrado em vídeo, posteriormente compartilhado nas redes sociais, alcançando mais de 500 mil visualizações no TikTok. A colisão assustou o público e os galeristas.
De acordo com a SP-Arte, citada pelo jornal O Globo, a peça estava coberta por seguro, ninguém se feriu no incidente e a situação foi resolvida entre os envolvidos.
A Oficina Cerâmica Francisco Brennand divulgou "nota de esclarecimento afirmando" que a peça não faz parte do patrimônio do artista.
"Em atenção ao incidente na última segunda-feira (7), na SP Arte, a Oficina Francisco Brennand esclarece que, após consulta ao acervo do artista, registrado no sistema digital de catalogação do museu, a obra se chamaria 'Pelicano' ou 'Pelicanus' e não pertencia à coleção da instituição. O acervo da Oficina Francisco Brennand é constituído pela produção realizada pelo artista Francisco Brennand ao longo de quase 50 anos. Desde de 2019, com a criação do Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand, parte dessa produção se transformou em patrimônio da instituição."