Curtas

Maracatu rural viaja a Portugal

Projeto “O Meu Balão Vai Voar” reúne Mestre Barachinha e o Maracatu Estrela de Tracunhaém para show, cineconcerto e oficina no país europeu, dias 10 e 12

05 de Julho de 2024

Expoente da cultura popular, Mestre Barachinha vai tocar em Portugal

Expoente da cultura popular, Mestre Barachinha vai tocar em Portugal

Foto Hugo Muniz

O Maracatu Rural (ou Maracatu de Baque Solto) está vinculado a práticas culturais vivas, principalmente de comunidades da Zona da Mata Norte de Pernambuco, onde se concentram mais de 100 maracatus. É lá, em ensaios e sambadas, com embates noturnos que vão até ao romper da madrugada, que os mestres exercitam sua poética e aguçam o improviso. O projeto O Meu Balão Vai Voar propõe viajar essas tradições poéticas orais a Portugal, nos dias 10 e 12 de julho, com apresentações e atividades formativas em Coimbra e na aldeia Fafião. A iniciativa levará ao país europeu o Maracatu Estrela de Tracunhaém e o Mestre Barachinha, dois expoentes da cultura popular pernambucana.

Ao propor esse trajeto além-mar, o projeto reforça a importância da cultura oral e também das memórias transmitidas pela corporalidade, reinventando a língua portuguesa em seu lugar de origem, dando-lhe novos sabores, novas palavras, novas expressões, versos, métricas e melodias. Um dos maiores poetas da atualidade, Mestre Barachinha, com 56 anos de uma vida toda ligada à cultura, destaca de seu vasto currículo a parceria com Siba Veloso, um artista altamente influenciado pelo Mestre, que inclui o álbum conjunto “No Baque Solto Somente” e o projeto "Fuloresta do Samba". 

Durante a turnê serão feitos registros audiovisuais que se transformarão em um filme. A obra será apresentada em cinco escolas municipais de cidades da Zona da Mata de Pernambuco e posteriormente exibido em festivais de cinema. O projeto é uma realização da Buruçu, que já promoveu outros projetos de difusão internacional da cultura pernambucana, como o “PE em Moçambique”, do Coco Raízes de Arcoverde com artistas moçambicanos, e da Cria - Produções Artísticas e de Turismo, responsável pela produção de vários grupos de maracatu. A iniciativa conta com o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo de Pernambuco. 

Nas palavras do Mestre Barachinha:

“Ninguém pense em proibir
que eu faça rima pesada
porque repente e toada
não paro de produzir
da luta não vou abrir
porque nasci pra cantar
tenho versos pra lotar
estádio de futebol

Assim que raiar o sol
O MEU BALÃO VAI VOAR”

SERVIÇO:
Turnê O Meu Balão Vai Voar - Portugal
Datas:
10 de julho: Oficina Oralidade e Cineconcerto, em Coimbra
12 de julho: Show no Festival Aldeia dos Lobos, na Aldeia de Fafião, Serra dos Gerês
Siga nas redes sociais: @mestrebarachinha, @estreladetracunhaem e @oiaoburucu (Instagram)

veja também

Pernambuco Meu País inicia em Taquaritinga

Duda Rios: Um artista de multipotencialidades

ART PE 2024