O primeiro dia de show no palco Pernambuco Meu País terá como atrações Benil, As Januárias, Waldonys e Dorgival Dantas. Amanhã (13), apresentam-se Renato Vilela, Odair José, José Augusto e Carlinhos Brown; e no domingo (14), Volver, Ave Sangria, Hungria e Maneva.
A programação do Café Cultural começou cedo, nesta sexta-feira (12), no período da manhã, com a Oficina do projeto Galeria Reciclada Cepe para alunos da rede municipal. À tarde, a partir das 15h, ocorre um bate-papo com Romoaldo de Souza (jornalista especializado em café), Lidiane Santos (barista e proprietária da Kaffe) e Renata Silva (especialista em café/Embrapa) na livraria itinerante da Cepe.
O superintendente de Periódicos e Projetos Especiais da Cepe, Mário Hélio, conversa, às 16h, com as produtoras Jaqueline Lira (proprietária das marcas Florentina, Bem Bem e O Tradicional), Mônica dos Santos (Café Dantas) e Pollyana Danda (Flor do Agreste) falam sobre a presença e o protagonismo feminino na cafeicultura do município.
Na quinta-feira, o encontro mediado por Mário Hélio reuniu os produtores de café Fidel Borges (presidente da Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte), Ewerton Gustavo França (barista e proprietário da Cafeteria Rudimentar Coffee) e Antônio Salles Barbosa (proprietário do Café Sítio Gameleira). Eles falaram sobre a história, a produção e os desafios do café na região, que produz o grão principalmente da variedade Arábica Typica desde o século XIX.
O chef César Santos apresenta o resultado das ações de capacitação do instituto que leva o seu nome para os empresários locais, como o Curso de Atendimento ao Cliente, comandado pelo sommelier Ângelo Miranda; e o curso de linguiça artesanal, liderado pelo chef Rafha Diniz.
FESTIVAL ITINERANTE
O Festival Pernambuco Meu País passará também pelos municípios Bezerros/Serra Negra (19 a 21 de julho), Gravatá (26 a 28 de julho), Pesqueira (2 a 4 de agosto), Caruaru (9 a 11 de agosto), Triunfo (16 a 18 de agosto), Arcoverde (23 a 25 de agosto) e Buíque (30 de agosto a 1º de setembro).
A programação em Taquaritinga do Norte está abrigada em vários palcos em torno da Praça Padre Otto Sailler. Será aberta, nesta sexta, às 19h, por um cortejo com brincantes de grupos da cultura popular como o Boi Fantástico, Caboclinho União Sete Flexas, Grupo Afojubá Batuque, Maracatu Águia de Ouro de Nazaré da Mata, Maracatu Nação Raízes de Pai Adão e a Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos, Patrimônio Vivo de Pernambuco.
No Palco País das Culturas Populares, nesta sexta-feira (12) e sábado (13), a partir das 13h, haverá apresentações de grupos como o Bloco Compositores e Foliões, Noé da Ciranda, Caboclinho Tupinambá de Recife, Coco de Roda e Ciranda do Mestre Goitá e Ciranda Terno da Mata, dentre outros.
No País da Cultura Alimentar, dentre as atividades destaca-se o Giro Clandestino com a Intervenção Gastronômica: harmonização de café com ingredientes característicos da região, no domingo (14). O programa inclui aulas-shows com os chefs César Santos, César Bastos, Leandro Ricardo e Monique Santos.
No Palco País da Música se apresentam: Trio Camaleão(11h) e Pablo Rabeca (13h); sábado: Mestre Gama (11h), Socorro e Mazé (13h); e domingo, Mocinha de Passira (11h) e Sérgio Ricardo e (13h) Flávia Soares.
Para mais informações sobre o Festival Pernambuco Meu País, acesse o site do festival ou a conta no Instagram @festivalpernambucomeupais.