Cobertura
'Touch me not' é o ganhador do Urso de Ouro
Filme experimental de Adina Pintilie, que transborda as fronteiras narrativas para falar abertamente de sexualidade, foi escolhido pelo júri da Berlinale. O Brasil também foi contemplado
TEXTO Luciana Veras
24 de Fevereiro de 2018
Equipe do filme 'Touch me not', ganhadora do Urso de Ouro na Berlinale 2018
Foto Luciana Veras
Touch me not, da romena Adina Pintilie, foi o grande vencedor da 68a Berlinale, cuja cerimônia de premiação ocorreu na noite deste sábado, 24/2, no Berlinale Palaste, o epicentro do festival que envolveu a capital alemã desde o dia 15.
Leia maisCobertura
E agora, quem ganha o Urso de Ouro?
Neste sábado (24/2), último dia da 68ª edição da Berlinale, saberemos quais são os vencedores nas categorias de longa e curta-metragem. Abaixo as nossas especulações e apostas
TEXTO Luciana Veras
24 de Fevereiro de 2018
O filme 'Touch me not', da romena Adina Pintilie, deu uma chacoalhada nos últimos dias da Berlinale
Foto Divulgação
Último dia de festival traz a mesma atmosfera de expectativa e aposta. A 68a edição da Berlinale anuncia seus vencedores neste sábado (24/2) – os detentores do Urso de Ouro de melhor longa e curta-metragem e, no caso da competição, os prêmios de direção e atuação masculina e feminina.
Leia maisCobertura
O cinema como dever de memória
Variando entre um mergulho crítico e um mergulho disperso na História, filmes desta edição da Berlinale recontam fatos de seus países, como 'O processo', sobre o impeachment de Dilma Rousseff
TEXTO Luciana Veras
23 de Fevereiro de 2018
Em 'O processo', a diretora Maria Augusta Ramos remonta o rito do julgamento de Dilma Rousseff
Foto Divulgação
Um dos escritos que mais notabilizou o filósofo francês Paul Ricoeur (1913-2005) foi Memória, história, esquecimento. Nele, principalmente a partir do Holocausto, Ricoeur falava do “dever da memória” e também de estratégias de esquecimento – do que se evita, daquilo que se foge.
Leia maisCobertura
“Essa não era a palavra de Jesus”
Em entrevista à Continente, o diretor do filme 'Ex Pajé', Luiz Bolognesi, fala sobre a história de Perpera Suruí, xamã dos Pater Suruí "destituído" da função depois da chegada de evangélicos
TEXTO Luciana Veras
20 de Fevereiro de 2018
O diretor do filme 'Ex-Pajé', Luiz Bolognesi
Foto Lais Bodanzky/Divulgação
Em entrevista à Continente Online, o diretor do filme 'Ex Pajé', Luiz Bolognesi, fala sobre a história de Perpera Suruí, xamã dos Pater Suruí "destituído" da função depois da chegada dos evangélicos
Leia maisCobertura
Berlinale 2018: a discussão da identidade
Após primeiros dias do festival, é possível identificar esse eixo temático a unir as produções da competição principal e algumas dos programas paralelos
TEXTO Luciana Veras
18 de Fevereiro de 2018
'Dovlatov', de Alexey German Jr, narra a história do autor que tentou publicar seus textos na antiga União Soviética
Foto Divulgação
Domingo, 18 de fevereiro: lá se vão quatro dias e noites de Berlinale, com projeções ininterruptas, sessões lotadas e de cerca de quatro mil jornalistas correndo com bolsas, casacos e cadernos na mão para não perder o horário (invariavelmente, com refeições atrasadas, mas o cinema há de prover o alimento!).
Leia maisCobertura
O céu de Berlim & os anjos a persistir
Sessão histórica no Berlinale Classic marca a estreia da cópia restaurada de 'Asas do desejo' (1987) e reafirma a experiência fílmica arrebatadora proporcionada pelo longa de Wim Wenders
TEXTO Luciana Veras
17 de Fevereiro de 2018
Imagem do clássico 'Asas do desejo' na projeção do Berlinale Classic, em 2018
Foto Luciana Veras
Era uma noite de poucas estrelas no céu de Berlim, com a temperatura oscilando entre os já costumeiros 2 graus e um único grau para apertar os sobretudos e casacos, e na saída do metrô na estação Alexanderplatz algumas pessoas, como eu, perguntavam qual o caminho até o International.
Leia maisCobertura
Bárbara Wagner e Benjamin de Burca na Berlinale Shorts
Novo curta da dupla, 'Terremoto santo', definido por eles como um documentário, trata do universo dos jovens que cantam e gravam músicas evangélicas
TEXTO Luciana Veras
17 de Fevereiro de 2018
Bárbara Wagner e Benjamin de Burca participam pelo segundo ano consecutivo da Berlinale
Foto Divulgação
A cobertura de um evento do porte da Berlinale vai muito além do entrar e sair das salas de exibição. Começa, aliás, com a soma de tudo que vimos, lemos, conhecemos, do repertório adquirido desde quando pegamos aquele livro de Agatha Christie emprestado da vozinha ou fomos levados pelos pais para ver Indiana Jones e o Templo da Perdição no São Luiz.
Leia maisCobertura
A voz silenciada das mulheres do Paraguai
Único filme sul-americano na competição da 68ª Berlinale, 'Las herederas' recorta, com delicadeza e coragem, silêncios e abstrações, o cotidiano de um grupo de mulheres paraguaias
TEXTO Luciana Veras
16 de Fevereiro de 2018
'Las herederas' carrega força política também pela postura de fazer das mulheres protagonistas
Foto Divulgação
O mediador da entrevista coletiva do longa-metragem Las herederas, o único filme sulamericano na competição da 68ª Berlinale, avisava aos jornalistas que se acomodavam nos lugares enquanto o diretor Marcelo Martinessi
Leia maisCobertura
Continente na Berlinale 2018
Competição e vários Brasis se encontram nas projeções da 68ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, a Berlinale, realizada de 15 a 25 deste mês. Estaremos lá fazendo cobertura
TEXTO Luciana Veras
15 de Fevereiro de 2018
'Bixa travesty', documentário de imersão na trajetória de Linn da Quebrada está em mostra do festival
Foto Nubia Abe/Divulgação
A revista Continente cobre, a partir desta quinta-feira de Cinzas (16/2), com neve em algumas partes da Alemanha, a 68a edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim.
Leia mais