Cobertura
Uma projeção de tempos confluentes
X Janela Internacional de Cinema do Recife chegou ao fim reafirmando seu afeto com o passado como recurso para viver o presente e quiçá pensar outros caminhos
TEXTO Cesar Castanha
13 de Novembro de 2017
Filme vencedor do Janela 2017, o longa belga-francês 'Jovem mulher'
Foto Divulgação
“Não é que o Janela seja um festival de arquivo, mas a gente gosta”, disse o diretor artístico do Janela Internacional de Cinema do Recife, Kleber Mendonça Filho, ao apresentar a sessão de Etéia, a extraterrestre em sua aventura no Rio (dir. Roberto Mauro, 1983), sábado (11/11), no Cinema São Luiz.
Leia maisCobertura
Uma janela às barricadas
Janela Internacional de Cinema do Recife chega à sua reta final e traz algumas reflexões, como o posicionamento da curadoria para além dos filmes escolhidos
TEXTO Cesar Castanha
10 de Novembro de 2017
Sessão no São Luiz do clássico 'Contatos imediatos de terceiro grau', no X Janela Internacional de Cinema
Foto Victor Jucá/Divulgação
A sala escurece. Com sorte, conseguimos evitar as vinhetas de colaboradores, inofensivas, mas distantes da energia específica do festival. Entre as oficiais – que, nos últimos anos, têm sido uma colagem dos filmes montada por Matheus Farias –, tenho a minha preferida, como em toda edição.
Leia maisCobertura
Em caso de fim de mundo
Optando pelo afeto como parte de uma poética que transita entre o real e o mágico, o cult e o comercial, Juliana Rojas veio ao Janela Internacional de Cinema para exibir dois novos filmes
TEXTO Cesar Castanha
08 de Novembro de 2017
Em 'As boas maneiras', Clara (Isabél Zuaa) é contratada por Ana (Marjorie Estiano) para trabalhar como empregada doméstica
Foto Divulgação
Em 2014, quando Sinfonia da necrópole foi exibido no VII Janela Internacional de Cinema do Recife, o ator Eduardo Gomes, protagonista do filme, apresentou a sessão com uma fala que, segundo ele, era como a diretora Juliana Rojas costumava abrir as exibições daquele que era o seu primeiro longa-metragem.
Leia maisCobertura
O real e o ficcional do filme 'Baronesa'
Longa-metragem que inaugurou a Mostra Competitiva do Janela Internacional de Cinema do Recife 2017 traz questões em torno da representação no cinema
TEXTO Cesar Castanha
06 de Novembro de 2017
'Baronesa' se aproxima de personagens que habitam Juliana, bairro da periferia de Belo Horizonte
Foto Divulgação
Este ano, em sua décima edição, o Janela Internacional de Cinema do Recife amarrou sua seleção de clássicos com a chave Heroínas. Certamente, há uma preocupação dos organizadores — não só na escolha desse título/tema, mas em todo o trabalho curatorial — em pensar as possibilidades políticas do cinema e talvez, mais especificamente, a questão da representação.
Leia maisCobertura
O percurso imprevisível de Zama
Ambientado no século XVII, quarto longa-metragem de Lucrecia Martel faz abertura do X Janela Internacional de Cinema do Recife, com presença da diretora argentina
TEXTO Luciana Veras
03 de Novembro de 2017
Filme é uma coprodução Argentina/Brasil com participação de outros oito países
FOTO Divulgação
Zama, filme que abre oficialmente a X Janela Internacional de Cinema do Recife, nesta sexta (3/11), às 21h, no Cinema São Luiz, é uma coprodução Argentina/Brasil com participação de outros oito países, incluindo a Espanha, por meio da companhia fundada pelos irmãos Agustin e Pedro Almodóvar.
Leia maisCobertura
Um festival que reverbera em imagens o seu tempo
Janela Internacional de Cinema do Recife anuncia programação de filmes, que começam a ser exibidos na sexta-feira (3/11) e seguem até o dia 12, nos cinemas São Luiz e do Museu
TEXTO Luciana Veras
31 de Outubro de 2017
'Açúcar', de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, está entre as estreias pernambucanas do festival
Foto Divulgação
Não importa se você chama “a” Janela, respeitando o feminino do substantivo, ou “o” Janela, aludindo à ideia de um festival. O que importa é que, finalmente, saiu, neste último dia de outubro (31/10), a programação da X Janela Internacional de Cinema do Recife, que se abre do dia 3 até 12 de novembro.
Leia mais