Clique ao lado para visualizar o sumário da nova CONTINENTE.

Curtas

Festa de 20 anos da Continente

Concluímos a celebração das nossas duas décadas de circulação com projeto em parceria com o Som na Rural, o encarte 'Uma aventura indo e voltando', com lançamento nesta sexta (17)

TEXTO Revista Continente

14 de Dezembro de 2021

Ilustração Hallina Beltrão

A Igreja de São Pedro dos Clérigos e o Pátio de São Pedro abençoam nesta sexta-feira (17) a parceria entre a revista Continente, da Cepe Editora, e o projeto Som na Rural. É lá, numa festa aberta ao público, das 18h às 20h30, que a revista cultural pernambucana arremata o ano de comemorações aos seus 20 anos de circulação e o Som na Rural celebra 13 anos de atividades artísticas e de política cultural numa noite de ciranda. O encontro se agrega à programação natalina descentralizada realizada pela Fundação de Cultura Cidade do Recife. 

“Com essa celebração, que tem como motivação o lançamento da edição de dezembro da Continente, estamos juntos com Som na Rural, que tem sido nosso parceiro em vários momentos da nossa trajetória. Sendo um lugar histórico, belo, amplo, o Pátio de São Pedro combina com o espírito do Som na Rural, cujos princípios motivam a gente”, afirma a jornalista e editora da Continente, Adriana Dória Matos, destacando a força simbólica que a programação da noite, com apresentações de ciranda, traz para o encontro. 

Como pontuou a editora, a edição de dezembro, #252, traz como brinde a revista Na estrada com o Som na Rural – Uma aventura indo e voltando, publicação especial que tem como ponto de partida o projeto Indo e Voltando – Expedição Som na Rural 10 anos. Através de entrevistas, reportagem e perfis, a jornalista e colaboradora da Continente Erika Muniz conta para os leitores a experiência de acompanhar o projeto, que circulou por nove cidades pernambucanas, do Litoral ao Sertão, registrando em audiovisuais manifestações da cultura pernambucana contemporânea e de tradição. 

Roger de Renor e Nilton Pereira, fundadores do Som na Rural, e sua equipe, além da famosa Rural Willys, são os guias nessa aventura pela estrada, que encontra personagens importantes do maracatu rural, do circo, do coco de roda, da ciranda, da poesia, do patrimônio material e imaterial presente em todo o Estado. Além de Erika, participam da edição especial Na estrada com os Som na Rural também as ilustradoras Hallina Beltrão, Karina Freitas e o ilustrador Filipe Aca. 

“Iniciamos este projeto editorial em 2019, quando acompanhamos as viagens do Som na Rural. Adiamos a publicação para este ano por causa da pandemia. Agora, num momento mais seguro para todos por conta da vacinação, sentimos que é a hora de celebrar esses 20 anos num evento presencial”, destaca Adriana Dória Matos. Além do encarte especial – que também conta com um brinquedo, uma miniatura da Rural para cortar e montar –, a edição do mês oferece outro presente aos leitores: o pôster assinado Laís Domingues. A artista visual criou seu desenho bordado a partir do tema da reportagem especial da edição 252: a volta do Brasil ao mapa da fome, um assunto sobre o qual não temos nada a celebrar.  

A edição de dezembro da revista estará à venda na própria mala da Rural Willys do Som na Rural, uma ação organizada pelas equipes de Marketing e Comercial da Cepe com a equipe do projeto. O Pátio de São Pedro conta com bares e restaurantes que funcionarão durante o evento e a programação Cirandas do Pátio com Som na Rural trará para o palco a Ciranda Mimosa (18h30) e Adiel Luna e a Mimosa da Mata (19h30). Agende-se!

Festa de comemoração aos 20 anos da revista Continente
Quando: 17 de dezembro de 2021 (sexta-feira)
Onde: Pátio de São Pedro (Bairro de São José, Centro do Recife)
Hora: das 18h às 20h30, aberto ao público

Preço da revista: R$ 15 (edição de dezembro, #252 + encarte Som na Rural + pôster + brinquedo corte e monte) e R$ 25 (Combo Edição #252 + Edição #222 de junho/2019)

Confira a programação natalina descentralizada completa: aqui.

Publicidade

veja também

Além da lenda – O filme

Museu de Arte Negra – segundo ato

Os coadjuvantes