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Responsável pela curadoria do selo Analog Africa, o DJ e pesquisador tunisiano-alemão Samy Ben Redjev começou a enveredar pelo mercado da música como um hobby ainda nos anos 1990, quando trabalhava no Senegal e conheceu diferentes instrumentistas e ritmos do continente que até então pouco circulavam na Europa. “À medida que eu tinha férias, viajei para outros países e pensei que seria uma boa ideia abrir um selo para mostrar essa diversidade. Comecei a trabalhar no projeto em 2001. O primeiro disco foi em 2006, de um grupo do Zimbábue que se chama The Green Arrows”, explicou Ben Redjev.
Em 2013, convidado para discotecar no Brasil, aproveitou a oportunidade para visitar o estado do Pará, onde pesquisou carimbó, siriá, lundum, e depois viajou para o Recife, onde já se apresentou no palco do Rec-beat. “Meu projeto com Mestre Camarão começou em 2013, quando um amigo, chamado Carlos Javier, fez uma grande entrevista com ele para ver se haveria a possibilidade de sair um disco. Foi assim que começou essa história”, explica.
Com acesso a quase todos os discos do Mestre Camarão, fez uma seleção de 30 músicas para escolher as 16 que compunham o repertório dos CDs e vinis, entre elas as versões de Retrato de um forró, composição de Luiz Gonzaga e Luiz Ramalho, Você passa, eu acho graça, de Ataulfo Alves e Carlos Imperial, e Canto da sereia, que já foi sucesso pelo grupo Orquestra Contemporânea de Olinda no álbum homônimo, lançado em 2008.
O responsável por apresentar a música aos outros componentes da OCO foi o percussionista Gilú Amaral. “Sempre ouvi muito forró e ele é um ícone, quem é forrozeiro o conhece. O disco dele com Canto da sereia conheci através de um amigo que era colecionador. Achei supermoderno, ainda acho. Uma coisa diferente. Logo quando apareceu a Orquestra, pensei em colocar no repertório. Inclusive, gravamos mais de uma música, teve também Não interessa não”, explica Gilú, que, por volta de 2005, chegou a trabalhar com Camarão em um projeto da Prefeitura do Recife nas escolas públicas. Na ocasião, durante dois anos, ele fazia a mediação entre o Mestre e os alunos.
Os interessados na versão digital, CD ou vinil da coletânea, podem adquiri-la através da plataforma BandCamp do selo Analog Africa no endereço analogafrica.bandcamp.com.