Cinema

Documentário "Eros" em pré-estreia no Recife

O longa-metragem da cineasta britânica radicada no Recife, Rachel Daisy Ellis, chega aos cinemas no dia 12, mas o cinema São Luiz recebe uma sessão exclusiva neste sábado (7)

06 de Junho de 2025

Foto Divulgação

Depois de uma jornada por festivais e mostras de cinema, o documentário Eros terá sua pré-estreia oficial neste sábado (7), no Cinema São Luiz. O evento acontece a partir das 18h e, além da exibição do longa-metragem, o público está convidado a participar de um debate com a diretora do filme, Rachel Daisy Ellis e a psicóloga Marina Assis, com a mediação do crítico e curador Luís Fernando Moura. 

Instigante, o filme que chega aos cinemas brasileiros no dia 12 de junho (quando se comemora o Dia dos Namorados) se aventura em mostrar, sem pudores, as realidades difusas e diversas que os mais diversos pares — ou trios, quartetos... — encontram dentro de um quarto de motel.

Ainda em 2024, a cineasta contou à Continente que seu longa documental começou a tomar forma justamente através do questionamento sobre as relações pessoais e interpessoais que se dão dentro de um estabelecimento como esse. 

Cartaz oficial de Eros. Foto: Divulgação

“Todo mundo vai naquele lugar, mas o espaço em si, com sua arquitetura, esconde a identidade das pessoas. Como isso se reflete nas relações íntimas e amorosas das pessoas? Até que ponto é um espelho da forma como as pessoas se relacionam? Fiquei com essa curiosidade, até para pensar diferente de como vemos o motel na mídia – nas outras séries, nas novelas e filmes ou nas propagandas, tudo é super estereotipado”, disse a diretora à jornalista Luciana Veras. 

Contemplado pelo Edital da Lei Paulo Gustavo (LPG) do município do Recife, Eros convidou vários frequentadores de motéis de diversas cidades brasileiras a perderem a inibição e se filmarem dentro desses espaços, a fim de integrar a obra. Distribuído pela Fistaile, o documentário aguça os sentidos e convida as pessoas a mergulharem em suas próprias relações, pensando nelas a partir de uma nova lente.

Leia a resenha completa da Continente sobre o longa-metragem aqui.

veja também

Documentário sobre resistência em Santana tem exibição no São Luiz

Animage 2025 celebra 15 anos com recorde histórico

Periférica Mostra de Cinema faz encerramento no São Luiz