Karim Aïnouz volta ao Festival de Berlim na Mostra Competitiva
Cineasta cearense concorre ao Urso de Ouro com a comédia "Rosebush Pruning". Brasil já tem oito filmes confirmados na Berlinale
20 de Janeiro de 2026
Da esquerda para a direita: Elle Fanning, Jamie Bell, Callum Turner, Lukas Gage (em pé), Riley Keough e Tracy Letts (sentados)
Fotos Felix Dickinson/Divulgação
O cineasta brasileiro Karim Aïnouz está de volta à competição no Festival de Berlim. Seu mais recente longa-metragem, Rosebush Prunning foi anunciado na Competição Oficial e concorre ao Urso de Ouro. No elenco estão Elle Fanning, Jamie Bell, Callum Turner, Lukas Gage, Riley Keough e Tracy Letts. A 76ª Berlinale ocorre de 12 a 22 de fevereiro. No ano passado, O último azul, do pernambucano Gabriel Mascaro, que se passa num futuro distópico na Amazônia, ganhou o Urso de Prata na mesma competição.
“Estou feliz da vida de voltar ao Festival de Berlim, um festival visionário. O último filme meu que esteve em competição aqui foi o Praia do Futuro, em 2014. É uma honra poder estrear novamente aqui. Além de ser realizado na cidade onde eu vivo, é um festival que aposta em um cinema de inovação, de invenção. É uma vitrine perfeita para este filme, que investe num afiado senso de humor, que é marcado pela transgressão e ousadia, valores que são sinônimos do próprio Festival e da cidade de Berlim. Estar ao lado dos filmes selecionados me deixa profundamente lisonjeado”, afirmou Aïnouz, diretor de Madame Satã, Motel Destino, O jogo da rainha e A vida invisível, em comunicado distribuído à imprensa pela assessoria do filme.
Rosebush Pruning é ambientado em uma mansão na Catalunha, o filme acompanha uma família americana privilegiada e excêntrica, envolta em conflitos absurdos. De acordo com as notas de produção, os irmãos Jack, Ed, Anna e Robert "vivem isolados do mundo, usufruindo da fortuna que herdaram. Enquanto isso ignoram as demandas do pai cego e buscam amor e acolhimento uns nos outros, vivendo às voltas com as mais recentes roupas de grife. Quando Jack, o irmão mais velho e eixo central da família, anuncia que vai abandonar o pai e os irmãos para morar com a namorada Martha, os laços de sangue implodem. Ed começa a descobrir a verdade por trás da misteriosa morte da mãe. Mentiras começam a vir à tona, a família passa a se desintegrar brutalmente e os irmãos entram uma espiral de violência"
Mais sete produções brasileiras confirmadas na Berlinale.
Com foco em cinema autoral e temas sociais, a Mostra Panorama terá a participação de Isabel, de Gabe Klinger, com Marina Person no papel de uma sommeliere: Produção nacional confirmada na mostra que foca em cinema autoral e temas sociais. Outro filme da sessão é Se Eu fosse vivo, vivia, dirigido por André Novais Oliveira, com Lázaro Ramos no elenco.
A Mostra Generation (Kplus e 14plus), destinada a narrativas voltadas para o público jovem e infanto-juvenil, tem a presença de quatro filme brasileiros: Feito pipa (Gugu’s World), de Allan Deberton, protagonizado por um garoto de 11 anos e seu pai (interpretado por Lázaro Ramos); A fabulosa máquina do tempo, documentário de Eliza Capai que abrirá a competição Kplus; Quatro meninas, dirigido por Karen Suzane; e Papaya (Papaia), da cineasta Priscila Kellen, a primeira animação brasileira de longa duração selecionada para a mostra competitiva Generation Kplus.
Com um caráter experimental e político, a Mostra Forum selecionou Fiz um foguete imaginando que você vinha, de Marcela Lordy, que estreou em longa com O livro dos prazeres.