Notícias

Confissões de DJs nas pistas do Grande Recife

Nesta terça-feira (5), estreia, no YouTube, a websérie em seis episódios "Reis e Rainhas da pista - Histórias da arte da discotecagem na RMR"

05 de Agosto de 2025

DJ Salvador

DJ Salvador

Foto Divulgação

Traçando um mapeamento inédito da discotecagem na Região Metropolina do Recife, estreia, nesta terça-feira (5), a websérie em seis episódios Reis e Rainhas da pista - Histórias da arte da discotecagem na RMR. Disponibilizada no YouTube, a partir das 19h, a obra traz depoimentos de diversos DJs que ajudam a contar a história dessa arte de embalar festas e noites.

Idealizada por DJ Salvador, Guilherme Patriota, Laura Sousa e Renato L, com produção da Theia Produtores Associados, direção de Guilherme Patriota, roteiro de Guilherme Patriota, Laura Sousa e Renato L, direção de fotografia de Ibanez Saueressig e trilha sonora de DJ Salvador, a websérie, aprovada no Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), da Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife, transforma em narrativa audiovisual mais de 30 horas de gravação com DJs de várias gerações.

“A vontade de contar essas histórias me bateu quando li o livro Todo DJ Já Sambou - A História do Disc-Jóquei no Brasil, de Cláudia Assef. Tem um capítulo que trata dos pioneiros na discotecagem e aí eu me peguei pensando quem foram os primeiros DJs aqui em Pernambuco. Depois de conversarmos, o projeto se encaminhou para essa pesquisa/websérie! Compus a trilha sonora buscando uma sonoridade eletrônica híbrida, que não se prendesse a um estilo. E aproveitei beats dos meus próprios trabalhos, como o da música tema, tirado da faixa Instinto Lo-Fi do meu álbum mais recente, Humanum”, conta DJ Salvador, um dos idealizadores do documentário.

Veja o teaser da websérie:

A esse material foi agregado um farto acervo documental, abrangendo material impresso e digitalizado de acervos públicos e particulares, reunindo de fotos raras a capas de discos e cartazes de festas, numa pesquisa que realça a importância de se constituir memórias nesse tempo de presente perpétuo que é o da existência virtual nas redes.

Entrevistas e material de acervo se distribuem segundo temas específicos pelos episódios. O primeiro, "Como entramos nessa", trata da descoberta da discotecagem como prática. O segundo, "No corre das festas", mapeia festas e espaços urbanos desde os anos 1970. O terceiro, "Deixa bater o leque", destaca sonoridades e performances. O quarto, "Máquinas na pista", é focado nas técnicas e tecnologias e na garimpagem de discos. O quinto, "Profissão: DJ", investiga a cadeia produtiva da discotecagem. Finalmente, o sexto episódio, "Todo set é político", aborda questões político-sociais. Os episódios, com duração média de 15 minutos, serão disponibilizados simultaneamente.

“Procuramos selecionar os entrevistados de forma a contemplar os momentos mais importantes na história da arte da discotecagem no Grande Recife, as mudanças tecnológicas e sociais e a diversidade de estilos e movimentos. Foi bem complicado, afinal nossa viagem se inicia no inícios dos anos 1970 e ainda está sendo vivida! Ou seja, atravessamos meio século de história! Mas acredito que montamos um painel bem colorido e relevante de vozes!”, observa o jornalista e DJ Renato L.

Tags

veja também

Morre Arlindo Cruz, aos 66 anos

Lane Luz oferece oficina de dança gratuita para mulheres

“Oroboro”: a força transformadora da arte na adolescência