“O agente secreto” vence Critics Choice Awards 2026
O longa-metragem brasileiro estrelado por Wagner Moura levou para casa a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro
05 de Janeiro de 2026
Foto Divulgação/Vitrine Filmes
Inaugurando oficialmente a temporada de premiações do universo cinematográfico, a 31ª edição do Critics Choice Awards aconteceu no domingo (4), e consagrou O agente secreto como vencedor na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, tendo concorrido com Foi apenas um acidente (França), A garota canhota (Taiwan), A única saída (Coreia do Sul), Sirât (Espanha) e Belén: Uma história de injustiça (Argentina).
A estatueta foi entregue a Kleber Mendonça Filho, diretor do longa, às pressas durante o tapete vermelho, o que causou bastante descontentamento nas redes sociais. Na mesma premiação um ano antes, o filme Emília Perez foi anunciado como o ganhador de Melhor Filme Estrangeiro durante a cerimônia televisionada, o que causou ainda mais estranheza por parte dos espectadores.
Mais tarde, porém, Kleber e Wagner Moura subiram ao palco para apresentar a categoria mais esperada da noite, a de Melhor Filme. Aproveitando a ocasião, o cineasta agradeceu pela vitória e antes de anunciar o vencedor de Melhor Filme, Wagner Moura brincou dizendo que no Brasil, essa categoria é chamada de Melhor Filme Estrangeiro, já que são todas produções dos Estados Unidos.
Wagner, estrela de O agente secreto, também estava concorrendo ao prêmio de Melhor Ator, mas a honraria foi entregue ao jovem franco-americano Timothée Chalamet por sua performance em Marty Supreme.
Mesmo sem a vitória de Wagner, o prêmio de O agente secreto foi um marco importante para o cinema brasileiro, já que foi o primeiro longa nacional a vencer qualquer categoria desta premiação. Essa vitória é uma indicação de que o representante brasileiro está chegando aos Oscars com boa aceitação e pode ser premiado.