Notícias

Animage: o que há de mais atual na animação mundial

Programação gratuita do festival traz longas e curtas-metragens, distribuídos em mostras competitivas e especiais, além de oficinas, masterclasses e bate-papos

24 de Setembro de 2024

Four Souls of Coyote, de Áron Gauder, aborda a urgência de proteger a natureza

Four Souls of Coyote, de Áron Gauder, aborda a urgência de proteger a natureza

Foto Divulgação

A arte da animação será celebrada na noite de abertura do Festival Internacional de Animação de Pernambuco (Animage), dia 1º de outubro, no Teatro do Parque, com a estreia latino-americana do documentário em longa-metragem Miyazaki, L'Esprit de la Nature, de Léo Favier, sobre o mestre da animação e diretor japonês, Hayao Miyazaki. O evento segue com sua 14ª edição até dia 6 de outubro, gratuitamente e para todas as idades. Além do Teatro do Parque, as exibições de curtas e longas acontecem no Cinema da Fundação (no Derby), Cinema da UFPE, Parque da Macaxeira e Praça da Lagoa do Araçá.

A seleção de longas-metragens é um dos destaques do festival e inclui cinco obras. Serão exibidos também o clássico da animação japonesa Akira, do diretor Katsuhiro Otomo, com versão restaurada em 4k, El Sueño de la Sultana, aclamada produção espanhola de Isabel Herguera. O festival traz outras duas estreias marcantes no Brasil: de Boys Go to Jupiter, do animador americano Julian Glander, e Four Souls of Coyote, longa premiado do húngaro Áron Gauder.

Boys Go to Jupiter (EUA, 2024, 1h30’, Livre), primeiro longa do experiente animador norte-americano Julian Glander, narra uma história cheia de humor e ironia com o protagonista Billy 5000, um adolescente que quer crescer na vida, mas se depara com um alienígena em seu caminho. O diretor usa uma estética com elementos que remetem a videogames e uma paleta rosa vibrante. A obra faz críticas à indústria do consumo, ao capitalismo e aos negacionistas.

As mostras especiais deste ano apresentam temas inéditos, como a celebração dos 100 anos da Animação Portuguesa, a Mostra Cubana, a Mostra Andreas Hykade e a Mostra Pernambuco. Juntam-se às já consagradas Mostra Africana, Mostra Brasil e Mostra Erótica, além do retorno da Mostra Parque, que volta a oferecer sessões ao ar livre, em espaços públicos e periféricos da cidade.

MOSTRA COMPETITIVA

O circuito competitivo internacional consolidado do festival reúne as mais novas produções de animação em melhores curtas-metragens e prêmios os filmes em nove categorias.  

Ano a ano, a Mostra Competitiva tem registado um número crescente de inscrições. Para esta edição, foram 2.200 inscrições de 100 países. Destes, foram selecionados 71 filmes, de 32 países, sendo 9 de realizadores brasileiros. A comissão de seleção do circuito competitivo 2024 foi composta por Camila Monart (PE), Felipe Soares (PE), Nara Aragão (PE), Pâmela Peregrino (RJ) e Radhi Meron (SP). Acesse aqui os filmes da Mostra Competitiva 2024.

A premiação principal, definida pelo júri do festival, é a de Melhor Curta - Grande Prêmio Animage, que, além da estatueta, recebe prêmio em dinheiro no valor de R$ 4 mil. O júri também indica os melhores nas categorias Curta Infantil, Curta Brasileiro, Direção, Roteiro, Direção de Arte, Técnica e Som, que recebem o troféu Animage. Os espectadores ainda escolhem o Melhor Filme - Prêmio do Público, por meio de voto direto nas sessões.

ATIVIDADES

Todas as atividades formativas, com trocas de conhecimentos, oferecidas pelo Animage são abertas ao público geral. Os bate-papos e a Masterclass têm entrada livre, enquanto para as oficinas, já foram encerradas as inscrições.

Ministrada pelo português Fernando Galrito, a Masterclass “Animação, Arte Total” vai abordar os 100 anos da animação portuguesa e a sua trajetória pessoal no mundo da animação. Acontece no Cinema da Fundação/Derby, dia 2/10. A ação tem o apoio do Camões - Centro Cultural Português em Brasília.

Os bate-papos reúnem os realizadores convidados desta edição, para uma troca direta com o público sobre temas variados, trajetórias pessoais e fomento para o setor. Conheça as três abordagens nesta edição: “Animação Africana e da Diáspora”, com Catapreta, Pâmela Peregrino e Kalor. “Como Me Tornei um Profissional da Animação”, com Camila Kater, Carlon Hardt, Chia Beloto, Eduardo Padrão e Radhi Meron. “Fomento Para o Cinema de Animação no Brasil”, com Adriana Pinto (ABCA), Camila Bandeira (ADEPE), Luciana Campelo (FCCR) e Nara Aragão.

Esta edição oferece três oficinas, que acontecem na Fundação Joaquim Nabuco para todos os públicos. “Narrativas Outras - do desenvolvimento ao roteiro” será ministrada pela nossa curadora Kalor e “Animando Pinceladas”, ministrada pelo diretor de animação Daniel Bruson, acontecem entre os dias 1 a 4/10.

A oficina “Animação Em Ação” será ministrada, entre os dias 2 a 4/10, por Andreas Hykade, premiado diretor alemão, convidado especial desta edição. A ação tem o apoio do Consulado Geral da Alemanha no Recife e CCBA - Centro Cultural Brasil Alemanha.

SERVIÇO

14º Festival Internacional de Animação de Pernambuco (Animage)
Onde: Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby, Cinema da UFPE, Parque da
Macaxeira e Praça da Lagoa do Araçá.
Quando: 1º a 6 de outubro
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações: site do Animage

veja também

Galo de Souza expõe 30 anos de grafite

Morre, aos 65 anos, Ciano Alves

Oficina Corpo Polirrítmico