Notícias

Mateus Sá lança galeria sobre o Carnaval de Olinda

Em site próprio, fotógrafo publica 50 fotografias que integram seu acervo autoral, reunindo imagens de foliões, bonecos gigantes, blocos, troças, maracatus, Ursos, bois e burrinhas

10 de Fevereiro de 2026

Foto Mateus Sá/Divulgação

O fotógrafo olindense Mateus Sá lança, nesta quarta-feira (11), uma nova galeria virtual dedicada ao Carnaval de Olinda, reunindo 50 fotografias que integram seu acervo autoral construído desde 1997. O lançamento marca os resultados iniciais da pesquisa “Olinda Vista de Dentro – patrimônio imagético coletivo de uma Olinda subjetiva”, projeto financiado pelo Fundo Pernambucano de Apoio a Cultura (Funcultura).

A nova galeria estará disponível no site oficial do autor e nas redes sociais, com conteúdo totalmente acessível para pessoas cegas e surdas, reafirmando o compromisso do projeto com a democratização do acesso à cultura e à memória.

Documentando, há mais de duas décadas, o cotidiano e as manifestações culturais da cidade histórica, Mateus Sá apresenta um recorte imagético que percorre as ladeiras de Olinda a partir de seus personagens simbólicos: foliões, bonecos gigantes, blocos, troça, maracatus, ursos, bois e burrinhas  e expressões populares que fazem do carnaval olindense uma das maiores referências culturais do país.

A galeria reunirá 50 imagens analógicas e digitais que dialogam com memória, identidade e patrimônio cultural, compondo um importante registro histórico da cidade e de suas transformações ao longo do tempo.

O lançamento da galeria integra um conjunto de ações de pesquisa, conservação e documentação do acervo fotográfico do autor, que passa a ser organizado e disponibilizado para novos projetos artísticos, educativos e de difusão cultural.

SERVIÇO
Lançamento da galeria “Carnaval de Olinda” – Mateus Sá
Onde: www.mateussa.com
Quando: a partir de 11 de fevereiro
Acessibilidade: recursos para pessoas cegas e surdas

veja também

Carnaval: programação dos polos descentralizados do Recife

O centenário do Congresso Regionalista

Rec-Beat celebra 30 anos