Indicações

[FOTOGRAFIA] Obra de Wilson Carneiro da Cunha na Fundaj

As fotografias do fotojornalista estão em exposição na Fundação Joaquim Nabuco

TEXTO Revista Continente

27 de Setembro de 2023

O Kiosque, situado na Rua Nova

O Kiosque, situado na Rua Nova

Foto FOTO ACERVO WILSON CARNEIRO DA CUNHA/KIOSQUE DO WILSON

Entre os anos de 1953 e 1983, o repórter fotográfico Wilson Carneiro da Cunha possuía na Rua Nova, no centro do Recife, um kiosque de fotografias que logo se tornou um símbolo da cidade. Colecionador de memórias, Wilson é o responsável por diversas fotografias que exprimem cultura e pluralidade e contam um pouco da história da cidade. Uma dessas imagens foi utilizada no pôster do último lançamento do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, Retratos fantasmas.

Celebrando a história fotográfica do Kiosque do Wilson a Fundação Joaquim Nabuco, no Derby, apresenta a partir do dia 28 de setembro, a exposição 'Wilson Carneiro da Cunha: do Instantâneo da Rua ao Registro Caseiro'. Além das diversas fotos disponíveis para apreciação, acontece também o lançamento do e-book de mesmo nome que reúne mais mais de 100 fotos.

Na nossa edição de setembro, a jornalista Luciana Veras escreveu sobre o ‘Kiosque do Wilson’ e conversou com a neta do fotógrafo, Beatriz Lima, uma das organizadoras do e-book que será lançado. Leia aqui!

Serviço:

Lançamento da publicação digital e exposição de fotos na Fundaj Derby

Quinta-feira, 28 de setembro, 18h

Local: Fundação Joaquim Nabuco, Derby (exposição no térreo, Sala de leitura Nilo Pereira e bate-papo no auditório João Cardoso Ayres,  1⁰ andar) - Rua Henrique Dias, 609.

veja também

Play Rec realiza curso online

Virtuosi celebra maestro Clóvis Pereira

Claudia Abreu encarna Virginia Woolf