"Isabel" estreia no Festival de Berlim
O novo longa-metragem do diretor Gabe Klinger foi selecionado para integrar a seção Panorama do Festival de Cinema de Berlim, um dos mais significativos do setor audiovisual
15 de Janeiro de 2026
Foto Divulgação/RT Features
Isabel, o terceiro longa-metragem do cineasta paulista Gabe Klinger fará sua estreia mundial na 76ª edição da Berlinale, o Festival Internacional de Cinema de Berlim, um dos maiores eventos do mercado audiovisual global. Com Marina Person atuando como a personagem-título, o filme conta a história de uma mulher que trabalha como sommelière no cenário de alta gastronomia de São Paulo e que deseja escapar do seu chefe controlador e montar seu próprio bar de vinhos.
Coprodução entre França e Brasil e rodado na cidade de São Paulo, Isabel foi rodado em filme 16 milímetros para criar uma analogia visual com a narrativa e conta com roteiro de Klinger em parceria com Marina Person.
"Nosso filme é sobre a aventura cotidiana de tentar se destacar em uma selva urbana imensa como São Paulo. É possível encontrar coerência pessoal em um lugar assim? Quanta força de vontade é necessária para construir uma identidade neste ambiente frequentemente hostil, onde a paixão individual é vista como uma desvantagem?", questiona o diretor.
Assim como as produções brasileiras Se eu fosse vivo… vivia, de André Novais Oliveira e Narciso, de Marcelo Martinessi, Isabel vai representar o Brasil entre os filmes selecionados para a mostra Panorama da Berlinale. O evento está marcado para ocorrer entre os dias 12 e 22 de fevereiro, na capital alemã.