Inspirado nos jogos de RPG (role-playing game, podendo ser traduzido como um jogo em que seus jogadores interpretam papéis), Proscendium! foi criado a partir das experiências e pesquisas realizadas sobre a história da própria casa teatral, que – dentro das cenas – está fadada ao desaparecimento, “por falta de aplausos”. “Liderados pelo maestro e seus fantasmas, visitantes do presente são atraídos para o presente, tentando evitar a destruição. É nesse clima que os 40 visitantes vão fazer uma viagem imersiva e sensorial, onde vão poder experienciar desde a parte de educação patrimonial à história do teatro, contato com personagens reais e ficticios. O tipo de imersão ajuda a tomar decisões, nas escolhas das narrativas”, conclui o roteirista.
A ideia primordial – que, de certa forma, lembra a metodologia do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal – foi criar visitas dramatizadas ao Santa Isabel, um acréscimo as já atuais visitas guiadas. O embrião do projeto desenvolveu-se através de pesquisas em arte-educação, além de outras realizadas com o público-alvo do espetáculo, ou seja, “a juventude e os alunos das escolas que já visitam o teatro”, pelas palavras de Célio. O resultado de tudo foi a proposta de uma experiência sensitiva, imersiva, na qual os visitantes não fossem apenas uma audiência, mas tivessem participação significativa com os atores Alexandre Sampaio, Bruna Luiza Barros, Paulo de Pontes, Luciana Lemos, Douglas Duan, Kadydja Erlen, Rafael Dyon e Ellis Regina.
Além do espetáculo, o Teatrando! envolve outras programações, como o Diálogo, em que, no Salão Nobre do Santa Isabel, são discutidos temas intrínsecos à arte e à contemporaneidade a partir de convidados. As primeiras sessões desses diálogos são voltadas ao debate entre público e teatro, um dos motes do próprio Proscendium!. Os saraus, por sua vez, tem por objetivo ampliar o espaço cênico para outros locais do prédio histórico, como a arena, os jardins, as câmaras, onde se manifestem diversas linguagens artísticas (dança, performance, música), para expandir o conhecimento em torno do teatro. Por fim, as oficinas de teatro e dança também serão oferecidas.
Toda terça-feira, os visitantes podem participar do espetáculo-jogo mediante prévio agendamento, nos números (81) 3355-3323 ou (81) 33553324. Os saraus acontecem a cada 15 dias, enquanto os diálogos, sempre nas últimas terças-feiras do mês até o término do programa, em agosto. Trata-se de iniciativa da Prefeitura do Recife junto ao Instituto de Desenvolvimento e Gestão. O acesso às atividades é gratuito.