Curtas

Paula Bujes e Pedro Huff em concerto

Músicos gaúchos apresentam primeiro disco, 'Afluências', no Teatro de Santa Isabel

TEXTO Erika Muniz

14 de Setembro de 2017

Paula Bujes e Pedro Huff se apresentam nesta sexta (15/9) no Teatro Santa Isabel.

Paula Bujes e Pedro Huff se apresentam nesta sexta (15/9) no Teatro Santa Isabel.

Foto Caroline Bittencourt

Quando voltou a Porto Alegre, após temporada de estudos em Curitiba no início dos anos 2000, o violoncelista gaúcho Pedro Huff teve mais contato com o trabalho daquela que seria tempos depois sua parceira na música e no amor. “A gente já se conhecia pelo meio musical e eu sempre quis fazer música de câmara, algo com um violoncelo… Nos aproximamos, acabou que nos apaixonamos musicalmente”, conta Paula. Sempre muito empolgados para os ensaios, desde o início já havia o interesse em desenvolver um repertório para duo com violino e violoncelo.

Em 2007, ano também do casamento, foram juntos aprofundar seus estudos nos EUA. Atualmente, ensinam no departamento de Música da UFPE. Com entusiasmo, Paula conta porque a capital pernambucana é o lugar que escolheram para viverem. “Nos deparamos com essa riqueza e diversidade musical que é Recife. Nunca tínhamos vindo aqui antes, hoje temos influência dessa cidade”.

Não à toa, após muita conversa, escolheram o Teatro Santa Isabel, um dos monumentos da cidade, para o concerto de abertura de Afluências, primeiro CD do casal, nesta sexta-feira (15/9). “Todo o projeto tinha essa cara de sair da sala de concerto. Foi uma discussão bem longa, mas conseguimos o apoio da Prefeitura do Recife. Apesar de querermos atingir um novo público também, o violino e o violoncelo já têm seu público, independente da música que estejamos explorando. O Santa Isabel é um celeiro de diversos espetáculos. Sem dúvida é um lugar que gostaríamos de fazer esse début”, explica Bujes em entrevista à Continente. Para a noite, que começa às 20h, o público que já teve oportunidade de ver apresentações do duo em formatos menores, pode esperar um espetáculo dirigido por Ronaldo Correia de Brito, com participações do Quarteto Encore, percussionista Adriano Coelho, cavaquinista João Paulo Albertim e o acordeon do garanhunense Júlio César Mendes.

Para gravar o disco, o croudfound através da plataforma Catarse foi a alternativa escolhida como subsídio. A colaboração do público foi muito positiva. Inclusive, quando decidiram que era hora de gravar o primeiro disco, já sabiam a quem procurar: o pernambucano Marcelo Cabral de Melo, pelas afinidades. Desde o início de todo o processo, a concepção do tipo de som que queriam ficou muito clara e isso contribuiu para os resultados, já que nenhum dos três tinham tido antes experiência com gravação de um CD. Toda a gravação de Afluências aconteceu na Capela Nossa Senhora das Graças, situada no Instituto Ricardo Brennand, por conta da acústica ímpar do local. “A gente queria preservar a sonoridade natural de cada instrumento. Sem mexer muito na masterização e resolvemos encarar o desafio de sacrificar o silêncio total dos estúdios para dar lugar a um som mais natural”, explica Bujes.

São 15 faixas, entre composições autorais como o tango Piazzolla Astoriana (em homenagem ao músico argentino), Subúrbio, Um dia qualquer, Despretensioso, essas assinadas por Huff, além de Um toque de caboclinhos, de autoria da musicista. Tanto Recife quanto Porto Alegre são reverenciadas com as músicas Frevo do acaso e Minha cidade, respectivamente. Deux chôros, única obra composta por Villa-Lobos para violoncelo e violino e a clássica Trenzinho Caipira estão no CD, além de Jaguaribe, dividida em três partes, composição do cearense Liduino Pitombeira urdem o som de Afluências.

Lançamento de Afluências, de Paula Bujes e Pedro Huff
Nesta sexta (15/9), às 20h no Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n - Santo Antônio)
Entrada Franca
Informações: (81) 3355-3323
Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro a partir de 1h antes do evento.

veja também

Cerâmica de Brennand é espatifada na SP-Arte

Amcham promove encontro entre empresas

Pernambuco Meu País inicia em Taquaritinga