Clique ao lado para visualizar o sumário da nova CONTINENTE.

Curtas

Oficinas da Lei Aldir Blanc

Muitos projetos de formação e pesquisa foram aprovados em Pernambuco. Confira alguns que irão acontecer nas próximas semanas, de forma virtual, e saiba como se inscrever

TEXTO Valentine Herold

11 de Fevereiro de 2021

ILUSTRAÇÃO AUGUSTO TENÓRIO

[conteúdo exclusivo Continente online]

Chegamos na segunda semana de fevereiro e lá se foi quase um ano desde o início da pandemia. Da necessidade de isolar-se e evitar aglomerações, o setor cultural foi um dos primeiros a parar suas atividades ainda em março de 2020 e, até hoje, anseia pelo dia em que será possível uma retomada completa de eventos com grandes públicos, como shows, feiras literárias, festivais de cinema, apresentações teatrais e circenses... Após meses de incertezas e tentativas de continuar produzindo apesar das adversidades, a classe artística pôde sentir um pouco de alívio com os editais emergenciais lançados por diversas instituições. Dentre eles está a Lei Aldir Blanc, projeto federal cuja verba foi distribuída entre os estados e municípios.

Em Pernambuco, os editais foram lançados em outubro passado e os resultados dos projetos aprovados foram divulgados em dezembro. Foram mais de 2 mil propostas aceitas, englobando diversos eixos, sendo um deles o de Formação e pesquisa. Como dica boa é dica compartilhada, selecionamos algumas oficinas e workshops gratuitos que serão realizados nas próximas semanas de forma virtual. Separamos também os mapeamentos abertos à contribuição pública, confira:

Oficina de leitura e escrita criativa
Quando? De 14 a 17 de fevereiro 
O que é? O escritor cearense radicado no Recife, Sidney Rocha, ministra há uma década oficinas de escrita criativa. Pela primeira vez ele adapta o projeto para aulas virtuais, em um formato de quatro encontros. No total, três turmas foram criadas, uma para cada turno do dia. As aulas vão abordar temas como a estrutura narrativa do texto literário, formação dos personagens, criação de cenários etc. A oficina é voltada tanto para quem escreve ou deseja escrever como para leitores que procuram exercitar novos olhares para os textos.
Como participar? Se inscrevendo através deste formulário online ou entrando em contato através do email escritacriativasidneyrochalab@gmail.com, até o dia 13.

Oficina de preparação de elenco
Quando? Entre  27 de fevereiro e 27 de março
O que é? O cineasta e preparador de elenco Leonardo Lacca, que trabalhou nos filmes Bacurau (2019), Aquarius (2016) e A salamandra (1971), entre outros, inicia essa oficina online com foco para atrizes e atores iniciantes. Nos encontros serão abordadas desde técnicas intuitivas de atuação até a preparação dos participantes para processos de seleção de elenco e obras audiovisuais, incluindo a produção de self-tapes (estilo auto-filmagens utilizadas nos testes). Ao fim da oficina será criado um canal em plataforma de streaming com vídeos produzidos pelos alunos que estará disponível para produtores de elenco e interessados. Serão cinco encontros com duração de três horas cada, sempre aos sábados, das 14h às 17h. As vagas são limitadas a 10 participantes.
Como participar? Se inscrevendo até o dia 16 neste formulário ou entrando em contato através da página do Instagram @ope_online.

Cineclube feminista Ela faz cinema
Quando? De 20 de fevereiro a 27 de março
O que é? Debates online mediados pelo cineclube Ela faz cinema com foco em filmes nacionais que tenham produção, direção e protagonismo femininos, realizando uma costura entre linguagens artísticas e teóricas. Elena (Petra Costa, 2012), ENCANTADAS - 1ª Marcha das Mulheres Indígenas e Margaridas (Raquel  Alvarez, 2019), Que horas ela volta? (Anna Muylaert), Que bom te ver viva (Lucia Murat, 2015), Em busca de Lélia (Beatriz Santos Vieira, 2017) e Amor maldito (Adélia Sampaio, 1984) são as produções em pauta, respectivamente, nos dias 20 e 27 de fevereiro, e 6, 13, 20 e 27 de março. Textos complementares são disponibilizados pelas mediadoras Raíza Hanna e Tharciele Santiago.
Como participar? Preenchendo o formulário online.

Mostra Cinema do Presente
Quando? De 10 a 16 de março
O que é? Com exibição de curtas-metragens e uma oficina de crítica, a Mostra cinema do presente faz sua estreia já no ambiente virtual. A mostra de filmes terá enfoque em producções que abordem questões sociais, políticas e crises do mundo contemporâneo, possibilitante discussões sobre direitos humanos, sociedade, raça e gênero. Podem ser inscritos curtas brasileiros finalizados a partir de janeiro de 2019 – a curadoria é de Juliana Soares, Enock Carvalho e Matheus Farias. Paralelamente, acontece a oficina Críticas urgentes, ministrada por Carol Almeida, crítica e curadora de cinema. A oficina será realizada de 10 a 16 de março para 20 participantes, que irão produzir pelo menos uma crítica durante as aulas.
Como participar? Cineastas que desejam submeter seus filmes têm até o dia 18 de fevereiro para se inscrever no site oficial do evento (a seleção final será divulgada no dia 1° de março). E para quem deseja participar da oficina, as inscrições acontecem até o dia 25 de fevereiro, no mesmo site (resultado da ocupação das vagas será comunicado no dia 3 de março).

Periférica - Mostra de Cinema de Camaragibe
Quando? De 23 a 28 de março
O que é? Esta será a terceira edição da mostra e a novidade deste ano, além do formato virtual, é a abrangência latino-amerciana, com exibição de filmes do Brasil e de outros países. A mostra está com inscrições abertas para curtas-metragens produzidos a partir de janeiro de 2019. A cada edição, o evento presta uma homenagem a uma personalidade de Camaragibe, e este ano é a vez de Dona Dora, liderança da cultura popular que, desde 1965, mantém o Boi Rubro Negro, a tradicional agremiação carnavalesca de Camaragibe.
Como participar? Cineastas interessados em exibir seus curtas devem se inscrever até o dia 17 de fevereiro através deste formulário. O resultado deve ser divulgado até o dia 16 de março. 

Mapeamento de coletivos editoriais
Quando? Em andamento, até final de março
O que é? À procura de informações e estatísticas sobre os últimos acontecimentos envolvendo editoras, selos e coletividades editoriais independentes no estado entre 2015 e 2020, Fred Caju, editor da Castanha Mecânica, está colhendo dados para o mapeamento de Diagnósticos e prognósticos de coletivos editoriais em Pernambuco. Os dados coletados serão suporte para um texto que aponte individualidades e consonâncias entre publicadoras e publicadores independentes em Pernambuco. Algumas entrevistas com participantes serão realizadas de forma complementar à pesquisa.
Como participar? Preenchendo este formulário online.

Mapeamento da palhaçaria feminina
Quando? Até o dia 25 de fevereiro
O que é? O projeto de pesquisa E o palhaço o que é? A palhaçA é mulher! é uma realização da Cia Brincantes de Circo, com produção da atriz, palhaça e pesquisadora Jerlâne Silva, e tem como objetivo dar visibilidade à palhaçaria feminina. A pesquisa busca, através dos relatos dos participantes, valorizar a atuação de mulheres em uma linguagem que, durante muito tempo, era prioritariamente masculina.
Como participar? Preenchendo o formulário até o dia 25 de fevereiro.

Oficinas do Pequeno Encontro de Fotografia
Quando? De 15 a 19 de março
O que é? Para a sétima edição do evento, o Pequeno encontro de fotografia vai realizar diversas ações no âmbito virtual. Dentre elas, quatro oficinas: No princípio era o verbo, ministrado por Priscilla Buhr, um convite para redescobrir formas de pensar e sentir o conceito por trás de um trabalho fotográfico; Fotografia 4.0, com Iezu Kaeru, para quem tem interesse em construir uma obra coletiva a partir de técnicas contemporâneas; Fotografia e feminismos na América Latina, com Olga Wanderley, com o objetivo de debater o papel da fotografia nas construções simbólicas que atravessam as feminilidades e os feminismos; e Fotografia como documento e memória, com Elvio Luiz, com uma linha de pesquisa teórica e prática sobre a importância da memória como documento fotográfico.
Como participar? Acessando o site oficial e realizando as inscrições até o dia 25 de fevereiro.

Oficina de crítica teatral
Quando? Entre 24 de fevereiro e 3 de março
O que é? Lorenna Rocha (Quarta Parede) e Rodrigo Dourado (UFPE) ministram a segunda Oficina de crítica teatral com o intuito de estimular a atividade crítica dentro da cena teatral pernambucana e nacional. Ao longo dos seis encontros virtuais, será traçado um pequeno panorama da crítica teatral no contexto brasileiro, valorizando a cena contemporânea e epistemologias que mobilizem um olhar deslocado de narrativas, além de exercícios e debates.
Como participar? Inscrevendo-se até o dia 20 de fevereiro através deste formulário. A seleção será divulgada no dia 22, no perfil do Instagram @4.parede.

Oficina em aéreos circenses
Quando? Entre 27 de fevereiro e 21 de março
O que é? A escola Casulo oferece um curso online de formação teórico-prática em aéreos circenses, voltado para praticantes, artistas e professores de aéreos interessados em adquirir ou renovar conhecimentos sobre as modalidades aéreas. Além do curso (que tem 20 vagas), haverá também duas lives pelo Instagram @voacasulo com especialistas nas áreas de fisioterapia circense e segurança no circo. 
Como participar? Inscrevendo-se até o dia 23 de fevereiro neste formulário


VALENTINE HEROLD é jornalista e mestre em Sociologia.


EXTRA:
Confira campanhas de financiamento coletivo destinadas a projetos artísticos.


Publicidade

veja também

O que há lá

Nenhuma dor

A estrada amarela