Entre os convidados especiais desta edição, podemos mencionar o estilista Ronaldo Fraga, que conversa com o público nesta sexta (1/11), às 19h, sobre aliteratura como inspiração para as suas coleções. No mesmo dia, há o lançamento da edição especial da obra Religiosidade popular, do cantor e compositor pernambucano Silvério Pessoa, resultado de um estudo comparativo entre as expressões da religiosidade popular no Sul da França e no Nordeste do Brasil. Mais tarde, o artista se apresentará no Palco Vasconcelos Sobrinho. Também são destaques do dia a poeta carioca Stephanie Borges, vencedora do Prêmio Cepe Nacional de Literatura, com o lançamento estadual de seu livro Talvez precisemos de um nome para isso, em conversa com a jornalista Nathaly Barreto, às 19h.
A youtuber carioca Jout Jout, umas das atrações mais aguardadas do fim de semana. Foto: Divulgação
Outra convidada que deve movimentar a Fenelivro com uma boa conversa é a vlogueira e escritora carioca Julia Tolezano, ou simplesmente Jout Jout, como é conhecida. Sua fala é no sábado (2), às 17h, e ela é certamente uma das atrações mais influentes e de maior apelo ao público jovem, graças ao seu canal no Youtube, JoutJout Prazer, com mais de 2 milhões de inscritos. Autora do título Tá todo mundo mal: o livro das crises (Companhia das Letras, 2016), a digital influencer compartilha vídeos sobre assuntos existenciais, como autoaceitação, relacionamentos e feminismo.
Entre as novidades deste ano, a Fenelivro criou um espaço dedicado a filmes, com a exibição de curtas, médias e longas-metragens ancorados em discussões sobre literatura e meio ambiente. Em tempo integral, o público poderá conferir títulos como Morte e vida Severina, do cearense Zelito Viana, e Recife de dentro para fora, da recifense Kátia Mesel, ambos de 1997 e inspirados na obra de João Cabral de Melo Neto, homenageado do Circuito Cultural de Pernambuco, do qual a Fenelivro faz parte, e cujo centenário será celebrado em 2020.