O tema ecoa a reportagem de capa da nossa edição de junho, assinada pela editora da Continente online Olívia Mindêlo. "Produtoras de diversidade, segurança e soberania alimentar em sintonia com a(s) natureza(s), as experiências agroecológicas afloram, por todo o país, 'novos' modos de viver no campo, na cidade ou na sua inter-relação, apontando um futuro possível a um mundo em estagnação. São vidas em transição, com um longo caminho de mudança e enfrentamento, guiadas por uma reconexão com a terra, as plantas, os bichos, as águas, as energias físicas e sutis, as pessoas e o alimento-vida. Tudo isso a partir do protagonismo de mulheres, povos tradicionais e da recuperação de valores como a solidariedade e a cooperação. Uma resposta política, tecnológica e científica à degradação promovida pelo agronegócio e seus estilos de vida", apontava Olívia no texto.
Esta edição do Encontro Bloom.21 tem protagonismo feminino e o olhar para as relações entre humanos, humanos e animais e humanos com a natureza. “Estamos vivendo um momento único. É preciso além de resgatar alguns saberes, ter o discernimento de parar um pouco para tentar entender tudo isso. Assim teremos sabedoria e ferramentas para fazer essa transição da forma mais leve possível e entender que fazemos parte de um todo, de um organismo vivo. Isso é fundamental para tentarmos eliminar algumas práticas exploratórias e violentas que, por vezes, não percebemos que refletem em todas as doenças da humanidade, sejam físicas ou psíquicas”, observa Mariana Maciel, idealizadora do evento.
Quem assina a curadoria é a ambientalista Bruna Albuquerque. "Estamos passando por um momento difícil para a humanidade e a regeneração é a luz que precisamos ligar no fim desse túnel. O nosso convite é para uma jornada de transição", situa. Entre as convidadas desta edição estão Anna Terra, que vai abordar os conceitos da Comunicação Não Violenta, uma proposta de inserir a escuta empática no nosso dia a dia, e Carol Busatto, que discute a importância da equidade de gênero e de lideranças femininas para o desenvolvimento sustentável da economia, apresentando ferramentas para agir e liderar em um mundo conectado e em constante mudança.
A chef Brisa Belo. FOTO: Proa Cultural/Divulgação
Outro aspecto do encontro é mostrar que não apenas é possível, como preferível, quebrar o padrão de explorar animais e promover o desequilíbrio ambiental, apresentando maneiras inteligentes, ecossistêmicas e regenerativas de alimentação. Para isso, a chef Brisa Belo, da Frutteto, conversa com Bruna Figueiredo, do movimento Vegan Recife. Brisa também irá ministrar uma oficina de queijos vegetais, convidando para desenvolver um novo olhar sobre o que comemos, por meio de um delicioso exercício gastronômico.
Com o intuito de reavivar a relação entre seres humanos e a natureza, a programação conta com a live e oficina “Reconexão com a terra - a medicina dos banhos de ervas”, da fitoterapeuta Jamille Coelho. Nessas ocasiões, a especialista irá falar do poder de cura das plantas e como utilizá-las nos banhos. Na mesma linha, a Rede de Transição Agroecológica defende a quebra de um sistema alimentar monocultural para pensar e gerir os alimentos de forma abundante e que possam ser providos a todos, por meio da live e oficina intituladas “O que é agroecologia e como posso aplicar na minha vida? ”.
Esta será a quinta edição do Encontro Bloom, sendo a primeira completamente virtual. “Neste ano traremos mais duas edições extras, uma em outubro, dando ênfase à mulher que está em situação de cárcere, e uma em novembro voltada ao homem, que nesta mesma situação carece de cura, assim como nós que supostamente estamos gozando de liberdade. Todos estes temas, de equidade de gênero, de exploração, de privação de liberdade, de violência e de tantas outras mazelas socioambientais estão interligados com estas questões iniciais que aprendemos com o simples fato de observar a natureza”, adianta a idealizadora Mariana Maciel.
LIVES GRATUITAS
20/8
- Por que a equidade de gênero é chave para a nova economia? com Carol Busatto
- O que você come então?, com Bruna Figueiredo, do movimento Vegan Recife, e Brisa Belo
21/8
- O que é agroecologia e como posso aplicar na minha vida?, com a Rede de Transição Agroecológica
- Você sabe escutar? Comunicação não violenta é mais do que saber falar, com Anna Terra
22/8
- Reconexão com a terra - a medicina dos banhos de ervas, com Jamile Coelho,
& pocket show com Larissa Lisboa
Larissa Lisboa em pocket show. FOTO: Flora Negri/Divulgação
OFICINAS PAGAS
23/8
- Como assumimos a liderança para criar um mundo melhor, com Carol Busatto
24/8
- Oficina de queijos vegetais, com Brisa Belo
- O que é agroecologia e como posso aplicar na minha vida?, com a Rede de Transição Agroecológica (Mari Maciel, Samarina Fernandes e Túlio de Luna)
- Comunicação não violenta, com Anna Terra
25/8
- Oficina de queijos vegetais
- Como assumimos a liderança para criar um mundo melhor
26/8
- O que é agroecologia e como posso aplicar na minha vida?
- Comunicação não violenta
27/8
- Como assumimos a liderança para criar um mundo melhor
28/8
- Comunicação não violenta
- Queijos vegetais
29/8
- Reconexão com a terra: a medicina dos banhos de ervas, com Jamile Coelho
SERVIÇO
Encontro Bloom.21
Quando: de 20 a 29 de agosto
Onde: canais Bloom na internet
Ingressos: https://www.even3.com.br/encontrobloom21/
Mais informações: @sigabloom