Curtas

Banda de Pau e Corda lança álbum-celebração 50 anos

'Entre a Flor e a Cruz' chega ao público no dia 22/09

TEXTO Revista Continente

20 de Setembro de 2023

No novo disco, o grupo revisita sucessos de sua carreira

No novo disco, o grupo revisita sucessos de sua carreira

Foto Divulgação

Um dos grupos mais longevos da música brasileira, a Banda de Pau e Corda continua celebrando 50 anos na estrada, a serem completados em novembro. Nesse mesmo mês, em 1973, foi lançado o LP Vivência. Como é melhor comemorar acompanhada, a banda lança, dia 22/09, o novo álbum Entre a Flor e a Cruz (Biscoito Fino), com participações de Lenine, Padre Fábio de Melo, Fagner, Juliana Linhares e Marcos Valle. Integram o grupo Sérgio Andrade (vocal), Alexandre Barros (bateria, percussão e vocal), Júlio Rangel (viola e vocal), Sérgio Eduardo (contrabaixo), Yko Brasil (flauta transversal e pífano) e Zé Freire (violão e vocal).

O álbum foi produzido por José Milton - que acompanha o grupo desde a estreia, em  1973 -, em parceria com Alexandre Barros, com arranjos de Zé Freire e Waltinho. Entre as faixas, destaque para as revisitações de clássicos da banda como Vivência, primeiro sucesso do grupo. Outra regravação, Areia, ganha reforço vocal com Fagner. O maior hit do grupo, Flor d'Água (trilha sonora da novela global Maria Maria), dialoga com a música contemporânea pernambucana através do arranjo de sanfona de Zé Freire executado por Vinícius de Farias.

"A nossa ideia era poder mostrar que é possível celebrar 50 anos de estrada sempre se reinventando, mas sem esquecer e nem reescrever o passado. Por isso decidimos regravar algumas canções buscando seguir ao máximo os arranjos originais que as tornaram tão famosas", destaca Sérgio Andrade. "A simples inclusão de novas tecnologias de gravação, a maturidade da minha voz e mesmo a interpretações dos novos instrumentistas já é suficiente para dar ares de novidade para uma canção como Lampião, que foi lançada ainda em 1973", complementa Sérgio.

Entre a Flor e a Cruz (Biscoito Fino)

Ficha técnica:

Produzido por José Milton e Alexandre Baros

Produção Executiva: Rafael Moura | Ampliar Produções

Repertório: Sérgio Andrade, Rafael Moura e José Milton

Gravado Junior Evangelista e Marco Melo no Estúdio Carranca (Recife/PE)

Assistente de gravação: Marcio e Neto

Roadie: Ed. Silva

Voz de Lenine gravada por Bruno Giorgi no Estúdio OQuarto (Rio de Janeiro/RJ)

Vozes de Raimundo Fagner, Juliana Linhares e Pe. Fabio de Melo gravadas por Willian Luna na Companhia dos Técnicos (Rio de Janeiro/RJ)

Assistentes de gravação: Rafael Rui Castro e Enzo

Voz Marcos Valle gravada por Patrícia Alvi no Estúdio Conecta (Rio de Janeiro/RJ)

Edição Digital Marcos Valle por Daniel Alcoforado (Rio de Janeiro/RJ)

Mixado por Junior Evangelista (Recife/PE)

Masterizado por Arthur Luna (Rio de Janeiro/RJ)

Designer: Pedro Alb Xavier

Ilustração: Ayodê França 

veja também

Pernambuco Meu País inicia em Taquaritinga

Maracatu rural viaja a Portugal

Duda Rios: Um artista de multipotencialidades