Curtas

ART PE 2024

Terceira edição da Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco começa nesta quarta (26) e reúne artistas e galerias do país no Terminal Marítimo

26 de Junho de 2024

Evento movimenta mercado da arte contemporânea pernambucano

Evento movimenta mercado da arte contemporânea pernambucano

Foto Danilo Galvão/Divulgação

Artistas contemporâneos e galerias estarão reunidos na 3ª edição da Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco (ART PE 2024), que começa nesta quarta-feira (26) e segue até 30 de junho, no Terminal Marítimo, no Porto do Recife, das 14h às 21h. São 30 galerias de arte, sendo 20 do Nordeste, além do Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Portugal.

A direção artística formada por Beth da Matta, Mônica Bouqvar e Filipe Campello acompanhou essa seleção. Dentre os museus, estão a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) e Instituto Ricardo Brennand (IRB). Também estarão presentes os projetos sociais com lojas a ONG Paramar e Movimento Pró-Criança.

Ampliando a programação, será desenvolvido um projeto especial no bairro da Várzea. A exposição Hora, substantivo feminino trará seis esculturas do artista visual Abelardo da Hora, com abertura na sexta-feira (28), às 10h. A mostra ficará em cartaz de sexta a domingo, entre 28 de junho a 28 de julho, das 14h às 20h, no Quintal da Iron House, do Grupo Cornélio Brennand. O espaço fica localizado na área externa transformada em uma locação. A curadoria da exposição é assinada por Carlos Mélo.

A feira também terá uma livraria da Cepe Editora. “Estamos muito felizes em ser a única editora presente na programação, pois a editora, ao longo dos anos, tem investido bastante na produção de memória e pensamento crítico sobre a produção artística pernambucana e brasileira. Levaremos mais de 30 títulos, mostrando como nosso catálogo dialoga com o foco da feira de formas múltiplas, dos livros de arte até a poesia”, destaca o jornalista e editor da Cepe, Diogo Guedes.

Dentre os livros selecionados, poderão ser encontradas obras como Guerreiros do Sol - Violência e Banditismo no Nordeste do Brasil (Frederico Pernambucano de Mello), Uma História da Arte (Carolina Vigna e Elvira Vigna), Feira de Sonhos II (Catarina Lucrécia, Daniela Nader e Márcio Markman), Lula Cardoso Ayres - Fotografias (Betty Lacerda) e Adão Pinheiro (Lêda Regis e Christine Barth). O estande da Cepe Editora ficará na área das galerias de arte.

Galerias participantes
1. A Casa do Cachorro Preto Galeria - Olinda
2. Amparo 60 Galeria
3. Andrea Rehder Galeria-SP
4. Arrecife Galeria-RJ
5. Arte Plural Galeria
6. Beco Street Galeria
7. Boi Galeria
8. Casa Antica Galeria
9. Cave Galeria-CE
10. Ceci Galeria - Petrolina
11. Christal Galeria
12. Galeria Azimute-PA
13. Galeria Lama-SC
14. Galeria 18-SP
15. Galeria Ces Arts-SE
16. Galeria Marco Zero-PE
17. Galeria Terra Brasilis
18. Gamela Galeria-PB
19. Garrido Galeria
20. M.Redig Galeria
21. Mau Mau Galeria E Gráfica Lenta
22. Miu Galeria-SC
23. Nova Banca Galeria - Portugal
24. Número Galeria
25. Nuvem Galeria-SP
26. Perman Galeria
27. RV Cultura e Arte Galeria-BA
28. Sculpt Galeria-CE
29. Spot Art Marketplace
30. Vórtice Apg Galeria

SERVIÇO
3ª ART PE – Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco
Onde: Terminal Marítimo de Passageiros, do Porto do Recife
Quando: De 26 a 30 de junho, das 14h às 21h 
Quanto: Acesso gratuito para a Arena Arte e Mercado de palestras
Acesso à feira de galerias: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia) + taxa da Sympla

veja também

Pernambuco Meu País inicia em Taquaritinga

Maracatu rural viaja a Portugal

Duda Rios: Um artista de multipotencialidades