Curtas

“Seu Cavalcanti”, de Leonardo Lacca, integra Mostra Tiradentes

Docuficção pernambucana tem produção de Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux

16 de Janeiro de 2024

Cineasta pernambucano filma o próprio avô, de mais de 90 anos

Cineasta pernambucano filma o próprio avô, de mais de 90 anos

Foto Divulgação

O longa-metragem pernambucano “Seu Cavalcanti”, de Leonardo Lacca, está entre os selecionados para ser exibido na 27ª Mostra Tiradentes, que acontece de 19 a 27 de janeiro, na histórica cidade mineira.  A docuficção de cunho familiar integra a Mostra Olhos Livres, espaço de abordagens estéticas arrojadas para possibilidades lúdicas e criativas da linguagem desenvolvidas por realizadores já com alguma circulação por festivais.

Leonardo Lacca filma o próprio avô de mais de 90 anos que, depois de sofrer uma grande contrariedade, tenta reconquistar a própria independência e prestígio, num instigante jogo de indeterminação entre performance pessoal e performance artística. O filme tem produção de Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux (“Bacurau”, “Retratos Fantasmas”) e conta no elenco com a atriz Maeve Jinkings (“O Som ao Redor”).

Outros títulos da mostra, inéditos, são “Terror Mandelão” (SP), de Felipe Larozza e GG Albuquerque; “A Câmara” (DF), de Cristiane Bernardes e Tiago de Aragão; “Foram os Sussurros que me Mataram” (PR), de Arhur Tuoto; “SOAP” (RJ/SP), de Tamar Guimarães; e “Aquele que Viu o Abismo” (SP), de Gregorio Gananian e Negro Léo. A seleção presta homenagem ao cineasta Carlos Reichenbach (1945-2012), que adotava a ideia dos “olhos livres” a partir de escritos de Oswald de Andrade (1890-1954).

O Júri Jovem convidado a avaliar os filmes da Mostra Olhos Livres é formado por Bárbara Mello, 24 anos, aluna de Cinema e Audiovisual no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Emmanuel Corrêa, 25, aluno do 6º período de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Helena Elias, 23, aluna do 8º período de Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Marina Bonifácio, 23, aluna do 4º período de Arte Dramática na Escola Técnica de Artes da Universidade Federal do Alagoas (UFAL); e Wandryu Figueiredo, 24, aluno do 7º período de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Considerado o maior evento do cinema brasileiro em formação, reflexão, exibição e difusão do Brasil, exibe mais de 100 filmes brasileiros gratuitamente. Maiores informações no site www.mostratiradentes.com.br

 

 

Publicidade

veja também

Ô, ô, ô, Saudade do Recife e de Antônio Maria

Em ritmo de frevo

Abril Pro Rock anuncia atrações e promete surpresa