Curtas

'Baile do Menino Deus' celebra 40 anos

Baseado na cultura popular, o maior espetáculo natalino do país terá encenação gratuita no Marco Zero

TEXTO Revista Continente

22 de Dezembro de 2023

Edição comemorativa dos 40 anos do 'Baile do Menino Deus' será no Marco Zero

Edição comemorativa dos 40 anos do 'Baile do Menino Deus' será no Marco Zero

Foto Hans Manteuffel/Divulgação

O Menino Deus da cultura popular pernambucana nasceu em 1983, pelas mãos dos escritores Ronaldo Correia de Brito e Francisco Assis Lima, embalado pela música de Antônio Madureira. Já se vão 40 anos do maior auto de Natal do Brasil, que se completam nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, com encenação gratuita no Marco Zero e disponibilidade no YouTube. Será a vigésima edição do do Baile do Menino Deus no Bairro do Recife, no marco inicial da capital pernambucana. 

No elenco do espetáculo, dirigido por Ronaldo, estão Arilson Lopes e Sóstenes Vidal, que interpretam os Mateus por 20 anos consecutivos. Interpretando José, o ator Caique Ferraz, natural de Águas Belas, no Agreste pernambucano. Integrante do grupo de teatro Resta 1, Caique fez participação recente na série Cangaço Novo (Prime Video). No papel de Maria, a também pernambucana, atriz, bailarina, cantora e compositora Laís Senna.

Cena do Baile do Menino Deus, dirigido por Ronaldo Correia de Brito. Foto: Gianny Melo/Divulgação

O Baile já vendeu 700 mil cópias e inspira montagens de Norte a Sul do país. “A dramaturgia do espetáculo toca o coração das pessoas. Há uma casa que precisa ser achada e uma porta a ser aberta. São símbolos importantes para homens, mulheres, jovens e crianças. Precisamos fazer essa passagem e o espetáculo gira em torno disso. As músicas são de tradição antiga, melodias que todos memorizam facilmente, porque parecem conhecer desde sempre”, conta Ronaldo.

A narrativa do espetáculo é baseada na tradição religiosa milenar do nascimento de Jesus, filho de Maria e José, aliada a características incorporadas de folguedos e brincadeiras populares, como o ritual de abertura da porta do reisado. A plateia acompanha a saga por essa porta, onde moram os pais do menino, em busca de autorização para celebrar o nascimento dele.

Dentre os cantores, destaque para a estreia de Almério no grupo de solistas e do Maestro Forró na cena dos Reis Magos. Os bailarinos do rapper Okado do Canal levam para o palco do auto de Natal o hip hop e o break. Pastoris, presépios, lapinhas, cantigas e danças tradicionais se encontram com passos de frevo, maracatu, cavalo-marinho e boi para construir uma versão extremamente brasileira da história universal.

O Baile se mantém vivo pela relevância do tema, pela íntima relação com a nossa cultura e pela constante busca pelo diálogo com o público, sobretudo com os mais jovens. “É importante salientar que a única pessoa velha no Baile sou eu”, brinca o diretor.

SERVIÇO
Baile do Menino Deus: Uma brincadeira de Natal
Quando: De 23 a 25 de dezembro, às 20h
Onde: Praça do Marco Zero do Recife (Recife Antigo, Recife)
Acesso gratuito | Classificação: Livre | Duração: 60 minutos
Acessibilidade: Cadeirante, Audiodescrição e Intérprete em Libras

Publicidade

veja também

Livro traça história do cinema pernambucano

A mágica de iludir e encantar

Gráfica Lenta no Vale do Catimbau