Práticas de estética do feio em exposição
Além de mostra, fEEEio Lab promove roda de conversa no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) neste sábado (7), das 10h às 17h
06 de Junho de 2025
Encontros discutiram a evolução histórica dos conceitos de beleza e feiúra
Foto Raquel Campello/Divulgação
Padrões estéticos tradicionais foram questionados e rompidos pelo fEEEio Lab - Laboratório de Estudo e Experimentação da Estética do Feio. Formado por 15 participantes — entre artesãos, estudantes, trabalhadores da indústria criativa e pesquisadores -, o fEEEio se reuniu entre abril e junho, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) e no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) semanalmente para exercitar, a partir de técnicas têxteis artesanais, a prática de conceber artisticamente o que é tido como feio. O resultado será exibido neste sábado (7), das 10h às 17h, na Casa de Cursos do Mepe, onde o público poderá trocar ideias com os artistas e interagir com as experimentações.
Ao trazer o “feio” para o centro do debate, o projeto não apenas questiona padrões estéticos cristalizados, mas também propõe novos modos de criação e apreciação artística. Dentre os temas debatidos estão a evolução histórica dos conceitos de beleza e feiura, o “infamiliar” freudiano e o processo criativo fora dos paradigmas convencionais, entrelaçando conceitos e textos de autores como John Berger, Umberto Eco, Byung-Chul Han e Rosane Preciosa. Nas práticas manuais, os participantes exploraram as técnicas do crochê, bordado, ponto russo, tressê e barafunda.
Para o segundo semestre de 2025, o projeto também se desdobrará em um catálogo digital, reunindo fotos, textos e reflexões que atravessaram o laboratório – uma publicação que prolonga a experiência e amplia o alcance das discussões. O catálogo também estará disponível com acessibilidade comunicacional de audiodescrição.
A equipe pedagógica, responsável pela condução das oficinas, foi chefiada por Carolina Melo (designer, pesquisadora em moda e professora) e contou com o apoio de Duda Galvão (designer e docente na área de moda); Anantha Lafaiete (designer e professora especializada em práticas têxteis; Hannah Sá (designer, artista visual e professora); e Leidiane Rodrigues (artesã).
Este projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e tem o incentivo financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal. Conta com os apoios do Mepe e do Mamam, e é vinculado à Universidade Federal de Pernambuco como projeto de extensão sob tutela da professora Oriana Duarte.
SERVIÇO
fEEEio Lab
Onde: Mepe - Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960 - Graças, Recife - PE)
Quando: Sábado (7), das 10h às 17h
Quanto: Entrada gratuita
E-mail: feeeiolab@gmail.com
Instagram: @f.eee.io