Clique ao lado para visualizar o sumário da nova CONTINENTE.

Arquivo

Design: 15 belas capas, segundo a redação

TEXTO Revista Continente

01 de Janeiro de 2015

Imagem Colagem sobre capas de revista

[conteúdo vinculado à reportagem especial de aniversário | ed. 169 | jan 2015]

ANTONIO CARLOS NÓBREGA,

nº 14, fevereiro, 2002



Capa que causou certo estranhamento, até na própria Cepe. Achando-o feia, um diretor da gráfica (mais realista que o rei) enviou uma cópia ao artista, para sua avaliação. O artista discordou dele, e gostou da foto de Léo Caldas.

O EU VIRTUAL
nº 31, julho, 2003

A revista começava a redefinir seu conteúdo, distanciando-se do perfil histórico/holandês que caracterizou suas primeiras edições, refletindo o rápido avanço tecnológico da época e das discussões em torno do filme Matrix.

OCTÁVIO PAZ
nº 39, março, 2004

Nos 90 anos do poeta e ensaísta mexicano, adquirimos uma bela foto da agência de imagens de Bill Gates, a Corbis. No rodapé, numa tarja, a imagem de uma baioneta recortada lembrava os 40 anos do golpe militar no Brasil.

DEUS
nº 101, maio, 2009

Belo close-up de busto clicado por Roberta Guimarães para reportagem sobre a língua dos fulni-ôs. Já a referência a Deus, na manchete, relaciona-se à discussão sobre a crença na sua existência em conflito com o crescente ateísmo.

DALÍ
nº 41, maio, 2004


Foto do pintor catalão, em p&b, contrastava com a estética de sua obra, sempre carregada de cores fortes. A bengala ajudou a formar uma interessante composição de capa.

SARTRE
nº 54, junho, 2005

Incrível caricatura de Léo Martins, desenhista que, para muitos, é mero imitador dos traços de Loredano, mas que, nesse caso, virou o jogo para o seu lado, superando o mestre.

O DOGMA
nº 55, julho, 2005
A revista discutia o tema com representantes da Igreja, filósofos e cientistas políticos. Porém, o detalhe da foto de capa mais comentado, à época, era o estado das unhas da devota canônica.

QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?
nº 100, abril, 2009


Foto produzida por Eduardo Queiroga, inspirada no clima de uma bela foto dos anos 1960, do acervo do fotógrafo Gil Pinheiro, da extinta Manchete. A imagem em p&b inaugura o mais recente projeto gráfico da revista e expressa a algaravia de ofertas de uma banca de revistas.

ARMORIAL 40 ANOS
nº 118, outubro, 2010

A ilustração de Ana Karina Freitas apropria-se das cores favoritas do mestre do Movimento, que completava 40 anos de atividade. A matéria discute sua influência nas áreas de cinema, música, teatro, literatura e artes visuais.

TATUAGEM
n° 119, novembro, 2010

Uma capa com atitude. É o que parece mostrar a imagem desafiadora do tatuado, em foto de Jim Cornfield/Corbis.

A BELEZA DOS LIVROS INFANTIS
nº 130, outubro, 2011

Tema destacado pelo traço certeiro de André Neves – hoje, um dos maiores ilustradores infantis do Brasil, com dezenas de prêmios também no exterior.

O FASCÍNIO PELO HORROR
n° 137, maio, 2012

Ilustração de Indio San nos remete aos cartazes de filmes de Bela Lugosi, Christopher Lee e Peter Cushing, das décadas de 1950 e 1960, além de pocket-books com a mesma temática do sobrenatural.

CORPO 
nº 142, outubro, 2012


A imagem foi pinçada de um ensaio fotográfico com a modelo pernambucana de 70 anos, feito para um caderno de profissões da Folha de S.Paulo. De bela iluminação, mostra o uso do nu com elegância.

CIDADE VERDADE
n° 153, setembro, 2013

O fotógrafo Hélder Tavares passeou pelas ruas do Recife para registrar as áreas verdes que compõem a paisagem urbana, assunto da matéria de capa. Na imagem gráfica, a vegetação frondosa do mangue recobre parte do edifício, apontando um diálogo possível.

O ATO DE CRIAR
n° 163, julho, 2014

Já na reunião de pauta, quando se discutiu o tema processos criativos, despontou a necessidade de ilustrações que dessem conta de debate tão abstrato. Convidamos Maurício Planel, pensando no seu interessante trabalho com colagem. Ele assina as ilustrações para a matéria de Luciana Veras. 

Leia também:
Nas bancas: As 15 capas que mais venderam
Pautas: 15 temas que se destacaram
Personagens: 15 frases que marcaram

Publicidade

veja também

Pierre Verger: Registros de um Brasil à época desconhecido

[Entrevista] Mauro Rosso

Teste WEB INTERNO DEV (Hugo Campos)