Agenda

Luna Vitrolira ministra oficina gratuita de repente no Cais do Sertão

Recém-chegada de turnê na Europa, escritora está na programação da exposição “Vidas em Cordel”

29 de Outubro de 2025

Foto José de Holanda/Divulgação

A poeta Luna Vitrolira ministra a oficina gratuita “De repente uma glosa” nesta quinta-feira (30), às 14h, no Cais do Sertão, dentro da programação da exposição Vidas em Cordel. Recém-chegada de uma turnê na Europa, Luna é autora do livro Aquenda: O amor às vezes é isso, finalista do prêmio Jabuti 2019, e mestra em Teoria da Literatura pela UFPE. 

No encontro, ela apresenta ao público o universo da glosa, expressão da poesia popular nordestina que se constrói em versos metrificados, rimados e, muitas vezes, improvisados. Na tradição da glosa, a poeta parte de um mote (um verso ou ideia inicial) para desenvolver estrofes que obedecem a regras formais de métrica e rima. O resultado é um exercício de engenho e criatividade.

Ela é idealizadora e coordenadora geral do coletivo Mulheres de Repente, com proposta semelhante ao encontro no Cais do Sertão. Durante a oficina, os participantes conhecerão os fundamentos dessa prática - as métricas, rimas, os cantos e contextos culturais - e serão convidados a experimentar, na prática, a construção de versos dentro das estruturas tradicionais da poesia popular.

OLIVEIRA DE PANELAS
Outra atividade também está confirmada no roteiro da exposição Vidas em Cordel. Um dos mais importantes repentistas do Brasil, Oliveira de Panelas fará uma apresentação do trabalho inédito Cantoria-espetáculo em 27 de novembro, a partir das 14h. Na ocasião, ele apresenta um evento eclético-sócio-cultural da arte do improviso da cantoria. O encontro contempla ainda canções, declamações e leitura de cordel recitado, com estímulo à participação da plateia para alguns pedidos de temas e assuntos variados. 

EXPOSIÇÃO
A exposição Vidas em Cordel fica em cartaz no Centro Cultural Cais do Sertão (Recife Antigo) até o dia 15 de dezembro, com patrocínio oficial da Petrobras. O projeto já percorreu cinco estados e atraiu mais de 80 mil visitantes presencialmente e outros 190 mil online. A visitação é das 10h às 16h (terça a sexta) e das 13h às 18h (sábados e domingos). Além da mostra, serão promovidos, ao total, dez encontros gratuitos destinados a cativar o público junto às histórias e às linguagens artísticas envolvidas. Caio do Cordel, Luna Vitrolira, Mariane Bigio e Oliveira de Panelas já estão com datas marcadas. 

SERVIÇO
Oficinas abertas ao público
30 de outubro, das 14h às 17h: “De Repente uma Glosa”, com Luna Vitrolira 
27 de novembro, às 14h: Cantoria-espetáculo com Oliveira de Panelas
Ingressos gratuitos disponíveis na bilheteria, no dia de cada evento

Exposição “Vidas em Cordel”, do Museu da Pessoa
Quando: Até 15 de dezembro, com visitação das 10h às 16h (de terça a sexta) e das 13h às 18h (sábados e domingos)
Onde: Centro Cultural Cais do Sertão (Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Recife Antigo) 
Quanto: acesso gratuito
Informações: (81) 3182-8267

veja também

Praia do Carmo recebe mostra cultural

Capiba é celebrado na Livraria Jardim

Poema de Ana Gábri ganha formato sonoro na Casa Lontra