Agenda

IV Salão de Humor de Pernambuco divulga vencedores

Com o tema “Planeta de Todos”, premiação, anunciada na abertura da mostra na Caixa Cultural Recife, reforça a importância da arte na defesa do meio ambiente

10 de Dezembro de 2025

A exposição apresenta 120 obras selecionadas entre cartuns, caricaturas e quadrinhos, produzidas por artistas de 21 países

A exposição apresenta 120 obras selecionadas entre cartuns, caricaturas e quadrinhos, produzidas por artistas de 21 países

Foto Heudes Regis/Divulgação

A Caixa Cultural Recife realizou, na noite desta terça-feira (09), a abertura oficial da exposição IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco (SIHG-PE). Durante a cerimônia, foram anunciados os vencedores do concurso, cujos trabalhos integram esta edição da mostra. A exposição apresenta 120 obras selecionadas entre cartuns, caricaturas e quadrinhos, produzidas por artistas de 21 países.

Com o tema “Planeta de Todos”, a edição recebeu mais de 970 inscrições, assinadas por 480 artistas de 44 países. Os premiados, que juntos somam R$30 mil em prêmios, além de troféus e certificados, foram escolhidos por um júri formado por nomes reconhecidos no Brasil e no exterior, como Ana Luiza Koehler, Juan Francisco Miranda, Bennê Oliveira, Lute, JBosco e Omar Zevallos.

Segundo o cartunista e organizador do Salão, Samuca Andrade, a diversidade e a força das mensagens marcaram esta edição. “Cada trabalho premiado traz uma reflexão urgente sobre a preservação ambiental. Na caricatura, predominou a crítica contundente; no cartum, a denúncia direta; e, nos quadrinhos, o impacto das ações humanas sobre o planeta”, destacou o cartunista.

A noite também celebrou a entrega do 7º Troféu Seth Cinema de Animação ao cineasta Lula Gonzaga, Patrimônio Vivo de Pernambuco e pioneiro da animação no estado. A homenagem foi realizada pelo Museu da Caricatura Brasileira, em parceria com o SIHG-PE.

PREMIADOS
Os trabalhos vencedores desta edição refletem a diversidade e a força do humor gráfico na abordagem de temas ambientais. Na categoria Caricatura, dedicada aos “Ambientalistas”, o primeiro lugar ficou com Fernando Luiz da Silva dos Santos (Dizing), do Brasil, que homenageou Chico Mendes. Em segundo lugar, também brasileiro, André Freire Hippertt (HIPPERTT) destacou Greta Thunberg.

As menções honrosas foram concedidas a José Carlos Barbosa de Aragão (Aragão), com caricatura de Marina Silva, e ao espanhol Joaquín Aldeguer, que retratou Jane Goodall.

Na categoria Cartum, o grande vencedor foi Konstantin Kazanchev, da Ucrânia, seguido pelo brasileiro Ricardo Freitas (Donga). 

As menções honrosas foram para Seyran Caferli, do Azerbaijão, e Bereznickas, da Lituânia.

Já na categoria História em Quadrinhos, todos os premiados são brasileiros: Rafael Vasquez Martins (Afa Vasquez) conquistou o primeiro lugar, enquanto Cello Degrazia ficou em segundo. 

As menções honrosas foram atribuídas a Darlan Alves de Oliveira e Alisson Ortiz Affonso.

Para o jurado convidado J. Bosco, a escolha dos vencedores foi desafiadora. “Foi um banquete de ideias geniais. O que garantiu o primeiro lugar foi a criatividade, a percepção gráfica e a crítica associada à reflexão da nossa realidade”, afirmou.

O público pode visitar a exposição e conferir todos as obras na Caixa Cultural Recife, até 1º de fevereiro de 2026, com entrada gratuita.

veja também

Cinema da Fundação apresenta Chama Curtas: Faça Pior… com Fernando Peres

Jazz no Natal de Taquaritinga anuncia programação

Celebração aos 113 anos de nascimento do Rei do Baião