Notícias

Vídeos raros voltam à exibição

Projeto de pesquisa e digitalização, que recuperou quase 200 fitas das décadas de 1980 e 1990, tem lançamento no Centro de Cultura Luiz Freire

25 de Julho de 2024

FOTO Divulgação

Após dois anos de pesquisa e da digitalização de quase 200 fitas, o projeto Acervo do Vídeo Popular em Pernambuco ganha lançamento na sexta-feira (26/7). No evento, realizado no Centro de Cultura Luiz Freire, a partir das 18h, será realizada uma mostra de oito dos filmes desse acervo, produzidos pela TV Viva, SOS Corpo e MST entre as décadas de 1980 e 1990. Em seguida, haverá roda de conversa.

A mostra faz parte de um ciclo de exibições públicas que, nesse segundo semestre, passa pelo Armazém do Campo – equipamento cultural do MST – pela sede do SOS Corpo e pela Cinemateca Pernambucana. Também faz parte do projeto, a construção de um site/repositório que disponibilizará gratuitamente o acervo digitalizado e categorizado.

“O projeto nasce da pergunta ‘o que a produção audiovisual gestada na parceria entre realizadores e movimentos sociais no passado recente têm a nos ensinar hoje?”, explica Vinícius Andrade, coordenador da pesquisa. Segundo ele, essa produção participou e incidiu em acontecimentos decisivos de nossa história, como a campanha pelas eleições diretas e a formulação da constituição de 1988, ficando conhecida como Movimento do Vídeo Popular.

Dentre os filmes dessa primeira mostra estão Profissão Doméstica, de 1985, da TV Viva, cenas do grupo de Teatro Loucas da Pedra Lilás, filmados em 1989, pelo SOS Corpo e o discurso de Jaime Amorim em frente ao Fórum de São Bento do Una, em 1998, registrados pelo MST. A ocasião marca também a celebração dos 40 anos da TV Viva, um dos principais coletivos de comunicação independente do Estado.

SERVIÇO

Lançamento do projeto Acervo do Vídeo Popular em Pernambuco
Onde: Centro de Cultura Luiz Freire
Quando: Sexta-feira (26), às 18h
Quanto: Gratuito

veja também

Coquetel Molotov 2024 anuncia atrações

Galo de Souza expõe 30 anos de grafite

Morre, aos 65 anos, Ciano Alves