Notícias

Audiodescrição amplia acesso a obras de arte no espaço público

Gratuito, "Recife para Todos Verem" contempla mais de 30 monumentos, esculturas, murais e grafites do centro da capital pernambucana

15 de Dezembro de 2025

Rua dos Amores, no Bairro do Recife, está no roteiro

Rua dos Amores, no Bairro do Recife, está no roteiro

Foto Luciana Padilha/Divulgação

O Centro do Recife é um território marcado por história e efervescência cultural. Com o intuito de torná-lo mais acolhedor para diferentes públicos, a partir da sua diversidade artística, nasceu o projeto Recife para Todos Verem, pautado pela acessibilidade comunicacional para pessoas cegas ou com baixa visão. A iniciativa oferece audiodescrição gratuita de mais de trinta obras de arte inseridas em espaços públicos da região, que podem ser acessadas dos dispositivos dos usuários e estarão disponíveis gratuitamente no site www.recifeartepublica.com.br, a partir do dia 20 de dezembro de 2025.

Através de um audioguia, o projeto sugere sete roteiros para serem percorridos a pé, com caminhadas pelo centro do Recife, abarcando o Bairro do Recife, Santo Antônio, Boa Vista e Santo Amaro. As faixas de áudios trazem notas introdutórias sobre a importância de cada localidade, além da descrição da obra de arte pública, informações sobre o artista e indicações de direcionamento para todos os percursos. 

Entre os trabalhos selecionados estão monumentos, esculturas, murais e grafites marcantes para a cidade, que se misturam com suas paisagens urbanas. Com foco também na mobilidade, foram selecionados sete lugares significativos da cidade: o Marco Zero, a Rua do Bom Jesus, a Avenida Rio Branco, a Rua dos Amores, a Ponte Maurício de Nassau, a Rua da Aurora e o Bairro da Boa Vista.

Por estarem localizadas em espaços públicos, essas obras já são de acesso naturalmente mais democrático, pois podem ser visitadas nas praças e ruas sem a necessidade de agendamentos. No entanto, apesar desse potencial, as obras de arte públicas nem sempre são incluídas em ações educativas e inclusivas para pessoas com deficiência visual ou intelectual.

A proposta tem como ponto de partida as obras de arte mapeadas pelo projeto Recife Arte Pública que, desde 2013, realiza a catalogação de esculturas e murais públicos da capital pernambucana, pensando a cidade como um grande museu a céu aberto. Como novidade, estão incluídas nos roteiros obras em grafite, celebrando a arte urbana, a exemplo dos painéis da Rua dos Amores e os megamurais do Bairro da Boa Vista. 

Na tentativa de sanar essa lacuna, inovando também no campo da Educação Patrimonial, o projeto Recife para Todos Verem pretende ampliar ainda mais a acessibilidade das obras de arte inseridas em espaços públicos, realizando uma ação de inclusão para conhecer o patrimônio cultural do Recife. E, como o nome já evidencia, tem uma ideia ampla de inclusão.

“Quando fizemos o Recife Arte Pública, percebemos como havia essa ausência de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e intelectual. E esse acervo é um patrimônio cultural de toda a sociedade e tem grande potencial educativo. Com a audiodescrição, garantimos que um maior número de pessoas possa apreciá-lo e também damos a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre cada obra, além de destacarmos os artistas. Nosso desejo é que essa seja a primeira de muitas etapas e que possamos alcançar diferentes partes da cidade”, reforça Lúcia Padilha, idealizadora do projeto. 

As audiodescrições foram elaboradas por Vanessa Marques e Luanna Brennand, da Ferva Acessibilidade, e contaram com consultorias de Roberto Cabral e Michell Platini, que têm deficiência visual. 

Recife para Todos Verem foi realizado pela equipe do projeto Recife Arte Pública em parceria com a Lupa Cultural e a Ferva Acessibilidade e contou com incentivo da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital Recife Criativo da Prefeitura do Recife.

ROTEIROS E OBRAS COM AUDIODESCRIÇÃO NO RECIFE

Marco Zero: Rosa dos Ventos, Monumento ao Barão do Rio Branco, Antigo Marco Zero, Escultura de Naná Vasconcelos e Parque de Esculturas Francisco Brennand

Rua do Bom Jesus: Escultura de Antônio Maria

Avenida Rio Branco: Escultura de Miró da Muribeca

Ponte Maurício de Nassau: Esculturas “A Cultura”, “A Lavoura”, “O Comércio” e “A Justiça”, Escultura de Joaquim Cardozo

Rua dos Amores: Mural “Terra do Carinho”, Mural “Liberdade de Pensamento”, Mural “Rio São Francisco Caminho da Águas”, Mural “Comida, um Povo que Conquista pelo Sabor”, Mural “Terra da Diversidade de Pernambuco e de Vários Povos”, Mural “Heróis Invisíveis. A Grandeza da Terra e do Povo”, Mural “Saberes Tradicionais e Aromas que Curam” e Mural “Cultura Popular”

Rua da Aurora: Escultura de Ariano Suassuna, Escultura de João Cabral de Melo Neto, Escultura de Manoel Bandeira, Escultura do Caranguejo, Monumento Tortura Nunca Mais, Monumento ao Frevo e Mural Luiz Gonzaga

Megamurais no bairro da Boa Vista: “O Som Nasce na Semente”, “Naná Vasconcelos”, “A Rua Cria e a Cidade Dança”, “Nossa Rainha Já Se Coroou”, “Raiar do Pife”, “Atotô”, “Recife Meu Amor”, “O Rei é a Rua” e “Raízes Mestra do Coco”

SERVIÇO
Lançamento do projeto “Recife Para Todos Verem”
Disponível no site www.recifeartepublica.com.br
Quando: 20 de dezembro de 2025
Mais informações: @recifeartepublica (Instagram)

veja também

Morre Rob Reiner aos 78 anos

Projeto resgata histórias de mulheres perseguidas pelo DOPS em Pernambuco

Morre a cineasta Joyce Prado aos 38 anos