Notícias

Preta Gil morre aos 50 anos

Cantora, empresária e apresentadora faleceu nos Estados Unidos, no domingo (20), em decorrência de um câncer descoberto em janeiro de 2023

21 de Julho de 2025

Foto Divulgação

Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, após complicações em decorrência de um câncer. A cantora, empresária e apresentadora estava nos Estados Unidos, onde fazia tratamento experimental contra a doença diagnosticada em janeiro de 2023. 
Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro, dois anos após seu pai voltar do exílio em Londres durante a ditadura militar.

Quarta dos sete filhos de Gilberto Gil, Preta cresceu cercada por artistas, estudou teatro na CAL (Casa de Artes de Laranjeiras), trabalhou como produtora e publicitária, estagiou na agência DM9, foi sócia da Dueto Produções, e, recentemente, criou a Mynd, a agência de marketing de artistas e celebridades.

Somente aos 28 anos, passou a investir na carreira musical. O álbum de estreia de Preta Gil, "Prêt-à-Porter" (2003), trouxe "Sinais de Fogo", composição de Ana Carolina e Totonho Villeroy. Polêmica, a capa apresentou a artista posando nua. No final de 2004, com Davi Moraes e a percussionista Lan Lanh, formou o grupo Tresloucados. Nos anos seguintes, lançou discos como "Preta" (2005), "Sou Como Sou" (2012) e "Todas as Cores" (2017). Em 2009, criou o Bloco da Preta, um dos mais animados do Rio de Janeiro.

Durante sua trajetória, lutou contra o racismo, a gordofobia e a LGBTQIA+fobia. Em sua autobiografia, "Os Primeiros 50" (Globo Livros, págs 280, R$ 50,60), narrou algumas dessas experiências em torno do preconceito e momentos importantes de sua vida pessoal, como o casamento, aos 20 anos, com o primeiro marido, o ator Otávio Müller, com quem teve seu único filho, Francisco Gil Moreira Müller de Sá, pai de sua neta, Sol de Maria.

Além da música, a artista também participou das novelas "Agora É Que São Elas" (2003, Globo), "Ti-Ti-Ti" (2010, Globo), "Caminhos do Coração" (2007) e "Os Mutantes" (2008) - as duas últimas da Record.

Em janeiro de 2023, Preta Gil anunciou publicamente o diagnóstico de câncer de intestino. Durante o tratamento contra o adenocarcinoma, enfrentou sessões de quimioterapia, radioterapia e cirurgias, além de uma grave infecção generalizada (sepse). O enfrentamento da doença foi compartilhado publicamente em suas redes sociais e na imprensa, sempre com esperança, fé, coragem e força.

FRASES

“Eu não precisei de coragem pra ser quem eu sou, eu precisei me amar”, escreveu no Instagram

"Eu sei que eu não sou o padrão de beleza e eu represento essa ruptura", falou à revista Claudia.

“A morte é um assunto muito tabu, principalmente no Ocidente. Ninguém fala da morte. Mas eu tenho um pai que fala de uma forma natural sobre isso. Temos conversado bastante”, à Marie Claire.

"Na minha vida, nada foi dado. Minha mãe me deu à luz, meus pais me deram muito amor, mas o resto todo eu tive que correr atrás", falou à jornalista Leda Nagle.

"Sou negra, gordinha, bissexual. Fui orientada a ser o que eu quisesse ser na vida. Assim eu oriento meu filho e meus fãs", disse a cantora em 2013, no Prêmio Rio Sem Preconceito.

“A gente coloca muita expectativa no amor romântico, mas nossos amores são os amigos", disse à revista Quem.

"Faço questão de falar abertamente [sobre o câncer] para que as pessoas não se envergonhem, peçam ajuda, se cerquem de pessoas que as amam", contou ao Fantástico em 2024.

"A cada mulher que me fala que se libertou através de uma atitude minha, uma foto ou uma frase, eu também me conheço mais como mulher", disse à Vogue em 2021.

"O meu 'ser negro', até por causa do meu pai e de sua postura de vida tão inclusiva, sempre passou pela alegria. Nunca pelo sofrimento", escreveu em sua autobiografia Preta Gil: Os Primeiros 50.

"Sempre gostei de mostrar o meu corpo, mas, primeiro, ele foi muito exposto. Vi o meu corpo sendo atacado logo no início da minha carreira. E foi a partir daí que eu entendi que o meu corpo é político... Ao me defender, eu defendia a existência do meu corpo e a existência do corpo de outras mulheres” - à revista Marie Claire.

“Sim, eu uso bolsa de ileostomia e não tenho vergonha de mostrar, pois essa bolsinha salvou minha vida e me deu a possibilidade de me restabelecer de uma cirurgia que retirou o tumor que eu tinha! Sei que não é fácil, mas acreditem: sou grata!” - em publicação nas redes sociais.

REPERCUSSÃO

Bela Gil (chef, apresentadora e irmã de Preta Gil): Minha maior grande perda! Minha eterna inspiração e alegria.

Fernanda Torres (atriz): Amada Preta, imensa Preta. Todo meu amor ao Gil, a Sandra, ao Francisco, a Sol e a todos os Gils.

Ana Maria Braga (apresentadora): Descanse em paz minha amada amiga.

Taís Araújo (atriz): O que fica dessa vida é o que a gente faz dela. Preta fez amor, brilho, luz, liberdade, amizade, festa, beijos, tantos desejos realizados! Deixou um legado e eu sou seguidora firme e fiel das aulas que tive com Preta. A despedida precoce dói muito por aqui mas ao mesmo tempo que honra aprender tanto com ela. Te amo para sempre.

Thiaguinho (cantor): Você nunca vai sair de mim. Nosso amor nunca foi só desse plano… Tô destruído. Um pedaço de mim que se vai… Um pedaço da minha história… Mas sua luz vai seguir em mim… Como a luz desse sol que iluminou tantos momentos do nosso amor. Onde o amor é eterno, a presença nunca se apaga. Te amo eternamente, Didi. Minha irmã, afilhada, madrinha… Meu amor.

Bruno Gagliasso (ator): Hoje a vida ficou mais silenciosa. Minha amiga Preta se foi. Lembro da primeira vez que ela tocou num trio em Salvador só dela… a gente, emocionado, mandou fazer uma camisa com a frase 100% Preta. Porque ela É isso: INTEIRA, INTENSA, VERDADEIRA. Preta tinha uma luz difícil de explicar. Ela ria alto, amava fundo, enfrentava tudo com coragem. Era alegria, era luta, era força. Amanha vou plantar uma árvore. Porque ela era raiz e também flor. E porque, de algum jeito, ela continua aqui. Te amo, Pretinha. Obrigado por tudo.

Margareth Menezes (ministra da Cultura): Preta, preta , pretinha…Vá em Paz minha querida. Lhe conheci adolescente e de alguma forma lhe vi crescer e vi você se transformar numa das artistas de personalidade mais amada, inspiradora , mais autêntica do nosso país. Seu jeito livre de falar e enfrentar a vida, as alegrias e também as dores, sem pudores, sem papa na língua. Você vai deixar muitas saudades, mas também muitas belezas. A família Gil, todo meu amor e solidariedade. Meu amado Gil , Flora e Drão, Francisco, Maria, Nara, Bela, Bem, José , Marília, toda família, meu abraço. Obrigada por tanto amor à vida! Valeu ,Pretinha. ⭐️Preta Gil ,Presente!

Duda Beat (cantora): Preta Gil é um exemplo de generosidade, coragem e amor pela vida. impossível não ser contagiada pela energia que essa potência de mulher emana. obrigada minha amiga por todos os seus ensinamentos. isso é pra sempre. você é pra sempre! te amo.

Marina Lima (cantora e compositora): Pretinha, vc será lembrada de tantas maneiras lindas por todos…Meu amorzinho valente, não tem um brasileiro que não esteja comovido com a sua passagem, estrela brilhante, cheia de vida e graça e talento e amor e consciência, e que nos ensinou demais. Voa cometinha, vai conhecer outras dimensões e mostrar pra eles tudo que vc, luz irradiante, sabe. Voa cometinha, voa. Vou te amar pra sempre.

Caetano Veloso (compositor e cantor): Pretinha se foi aos 50. Choro desde que soube. Ela era uma das pessoas mais queridas para mim, desde criancinha. Veio muito em minha cabeça a minicanção de Gil sobre Moreno e ela (que eram primos carnais). Muito difícil aguentar. Penso em Gil. Penso em todos. Nem consigo dizer o que sinto.

Carolina Dieckman (atriz): Eu não sei o q dizer... Tô sozinha no aeroporto, indo embora sem vc. Te fazer carinho - incessantemente - esses últimos 4 dias, estar tão perto, com vc... foi o maior presente do mundo. O universo se abriu pra que eu estivesse aqui. Nossa conexão me chamou... e eu vim. Eu ainda tô aqui, Preta. Eu vim, eu vim. Descansa, meu amor. Como vc lutou... Vai ser muito difícil, mas é uma benção o tempo q tivemos... E nosso amor é muito maior. Vou morrer de saudade; mas vou viver com vc aqui, dentro!!! Amores, obrigada pelas mensagens. Digam eu te amo a quem vcs amam... Essa é a lição. Esse é o legado. Isso é @pretagil

Tags

veja também

Morre Ozzy, pioneiro do heavy metal

Maestro Lessa morre aos 89 anos

Pernambuco Meu País 2025 celebra a cultura do Sertão ao Agreste