Morre Nana Caymmi, aos 84 anos
Cantora faleceu, nesta quinta-feira (1/5), no Rio de Janeiro, em decorrência de diversos problemas de saúde, após nove meses internada em UTI
01 de Maio de 2025
Foto Divulgação
Hoje, o Brasil perdeu uma de suas maiores cantoras. Nana Caymmi faleceu, aos 84 anos, no Rio de Janeiro, após nove meses internada em UTI, em decorrência de múltiplos problemas de saúde. Filha de Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris, Dinahir Tostes Caymmi nasceu em 29 de abril de 1941, convivendo desde cedo com a música.
Em mais de 60 anos de carreira, lançou 25 álbuns de estúdio, a exemplo de Renascer (1976), Mudança dos Ventos (1980), A Noite do Meu Bem (1994), Resposta ao Tempo (1998), Para Caymmi: de Nana, Dori e Danilo (2004), Sem Poupar Coração (2009) e Nana, Tom, Vinicius (2020).
Com sua interpretação intensa e única, marcou canções como "Resposta ao tempo", “Beijo partido”, “Se queres saber”, "Simples carinho", "Não se esqueça de mim" e "Só louco". Seu repertório incluía boleros, sambas, sambas-canção, bossa nova e MPB de diferentes épocas. Os últimos álbuns lançados pela cantora foram Nana, Tom, Vinicius (2020) e Nana Caymmi Canta Tito Madi (2019), indicados ao Grammy Latino.
Na terça-feira (29), a artista completou 84 anos e recebeu uma mensagem de sua sobrinha, a cantora Alice Caymmi, filha de Danilo: "(...) Vamos celebrar hoje a maior cantora do Brasil. Vamos discordar sem perder o amor e a reverência pela arte sublime de Nana. Eu me curvo diante da sua grandeza, tia. Eu te amo. (...) 'Onde você estiver, não se esqueça de mim' porque eu mesma, não vou esquecer de você."
REPERCUSSÃO
"Recebo com profunda tristeza a notícia da partida dessa grande amiga. Perder Nana Caymmi é perder parte da minha própria história. Recentemente tenho escutado diariamente a nossa interpretação de “Sentinela”, que muito me emociona. Nana estará pra sempre em meu coração e memória. Descanse em paz, querida amiga"
Milton Nascimento
"Amigos e amigas, acabamos de perder mais uma maravilhosa intérprete da nossa música popular. Uma voz única, uma visceralidade intensa, uma mulher intensa em tudo que fez e viveu. E que não levava desaforo pra casa. Uma fortaleza de sensibilidade profunda, de uma fragilidade heroica, poderosa. Única, como as de sua geração e da seguinte (anos 60 e 70), deixa nós, compositores que tanto a amávamos, órfãos de mais uma voz tão especial e fiel. Tá doendo muito. E vai demorar um pouquinho pra passar. Ela era dessas intérpretes que, quando pegavam uma canção nossa, sabíamos que tínhamos feito uma bela obra. Poucas cantoras conseguiam isso. Meus sentimentos ao @danilocaymmi, ao @dori_caymmi_oficial_ e aos familiares. Mais uma estrela cativa, @nanacaymmi - brilhante e serena - resplandece no céu do nosso Brasil. Viva, Nana!!!!!"
Ivan Lins
"Eu perdi uma grande amiga hoje. O Brasil perdeu A VOZ. Quem poderá esquecer Nana Caymmi? Minha amiga, vai com Deus, Nossa Senhora e o Divino Espírito Santo. Descanse em paz."
Alcione
"Nana Caymmi é uma das vozes mais importantes da música do mundo. É uma intérprete única, que cantou com a doçura da brisa do mar da Bahia e com a força do vento. É uma das minhas referências artísticas e vai fazer muita falta na cultura brasileira. Um beijo especial para toda família Caymmi que eu amo tanto."
Daniela Mercury
"A música de Nana fica no mundo como um dos mais importantes trabalhos de interpretação já publicados. Ela assinou de forma indelével, cada canção que cantou. Esse legado, permanece entre nós, desfrutemos dele! Querida amiga... agora descansou enfim desses meses de sofrimento. Eu desejo paz, harmonia e muita força para toda a família, nesse momento triste... Toda a minha reverência à sua memória!"
Cláudio Nucci