“Forrock” de Onildo Almeida é relançado
Disco é o último trabalho lançado em 12 polegadas de um dos compositores mais aclamados de Caruaru e o primeiro do artista a chegar às plataformas digitais
17 de Outubro de 2025
Foto Jorge Farias/Divulgação
Na primeira edição do Rock in Rio, em 1985, Onildo Almeida estava hospedado na casa de Luiz Gonzaga no Rio de Janeiro. O compositor da "Feira de Caruaru" convidou o Rei do Baião para ir ao festival, mas o Rei do Baião declinou do convite. Então, Onildo foi sozinho ao evento e voltou encantado. Inspirado, compôs a música que dá título ao seu último disco lançado em 12 polegadas, Forrock (1987). No dia 17 de outubro, quase 40 anos depois, esse é o primeiro título do artista, hoje com 97 anos e Patrimônio Vivo, a chegar às plataformas digitais.
Relançado pela gravadora Polymusic e remasterizado por Helio Rozenblit, Forrock é um passeio por diversas fases da carreira de um dos compositores mais celebrados de Caruaru. Além da faixa-título, “Forrock in Rio”, que abre o disco com uma mistura entre o rock e o baião, o disco é recheado de forró, como a faixa 2, “Forró da Gota”, que tem participação do forrozeiro Jorge de Altinho, na época, um forrozeiro em ascensão no mercado fonográfico.

Já o lado B de Forrock traz uma sequência de cantigas de roda, algumas delas, foram sucesso com lançamentos por mais de 10 anos no início da carreira da cantora Marinês, de Marinês e Sua Gente. Destaques para “Sirirí-Sirirá”, “Siu Siu Siu”, além de “Morena Bela”, um dos sucessos na voz de Jackson do Pandeiro.
Forrock traz ainda a canção “Marinheiro, Marinheiro”, que ficou conhecida na regravação de Caetano Veloso. Os ouvintes podem apreciar em exclusividade a versão original na voz do próprio autor da música, Onildo Almeida. E Luiz Gonzaga aparece para encerrar a obra trazendo versão especial de Onildo Almeida e o Rei do Baião cantando juntos os sucessos “Aproveita Gente” e “Tei Tei no Arraiá”.