Notícias

Bisoro em primeira mostra individual

Artista visual pernambucano expõe "Cães devoradores", na Galeria Garrido, com 12 obras que trazem referenciais nostálgicas

31 de Outubro de 2024

Figuras disformes e etéreas nascem da movimentação do corpo em pinturas sobre lonas de algodão

Figuras disformes e etéreas nascem da movimentação do corpo em pinturas sobre lonas de algodão

Foto Divulgação

Em doze obras, o artista Bisoro revela suas investigações sobre simbologias de autoproteção e manifestação de afeto em contextos de marginalização. Natural de Camaragibe, Bisoro cria cenas de resguardo, transformação ou embate, permeadas pela lógica narrativa e visual do mangá. Esses trabalhos estarão na exposição Cães devoradores, primeira individual do artista, inaugurada na quinta-feira (31), às 18h, na Garrido Galeria. Com entrada gratuita, a mostra conta com curadoria de Ariana Nuala e Guilherme Moraes.

Valendo-se de um caráter autobiográfico, seja a partir de vivências, referenciais nostálgicos ou sentimentos latentes, suas pinturas atualmente tomam forma a partir de densas massas de cores em tons negros e pastéis, entrelaçadas com figuras disformes, etéreas e espalhadas pelas suas criações, que trazem a influência da movimentação do próprio corpo enquanto pinta.

“Sua produção em pintura serve como autoafirmação de alguém que performa, dança, se estica e se contrai enquanto preenche lonas de algodão com tinta, carvão, bastão a óleo e lápis de cor. Conforme colore o tecido, Bisoro rememora seus afetos enquanto pigmentos se misturam e se chocam, criando um contraste dramático entre áreas de luz e sombra. Ora mais, ora menos etérea, sua produção pode parecer abstrata a um primeiro olhar. Contudo, ao passo que se convive com estas imagens, é possível entender como as formas se comportam neste universo de leis próprias. Paulatinamente, vê-se olhos pálidos, dentes largos, braços e pernas vultosos, dedos ondulantes, asas esquálidas, extremidades pontiagudas”, compartilha o curador Guilherme Moraes.

SERVIÇO
Exposição individual Cães devoradores, do artista Bisoro
Onde: Garrido Galeria (Rua Samuel de Farias, 245, Casa Forte)
Quando: Quinta-feira (31), a partir das 18h. Visitação: De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 14h
Quanto: Entrada gratuita
Contato: contato@garridogaleria.com

veja também

"Cosmo/Chão" em Brennand

REC’n’Play aporta no Bairro do Recife

Morre o lendário Quincy Jones