Vinícius Barros lança Cidadela com show no Recife
Com direção musical de Juliano Holanda e vocal de Almério, novo trabalho do cantor e compositor pernambucano traz participações especiais de Zé Manoel, Martins e Orquestra Malassombro
23 de Abril de 2025
Foto Lau Proto/Divulgação
Um dos nomes de destaque da música pernambucana contemporânea, Vinícius Barros lança seu mais novo disco Cidadela, no sábado (3), às 20h, com apresentação no Teatro Marco Camarotti - Sesc Santo Amaro. Neste projeto, o artista mergulha no imaginário da urbanidade, na ancestralidade e no afeto. Partindo de um Recife experimentado e também idealizado, o álbum se apresenta como uma crônica musical das metrópoles brasileiras sob a perspectiva de um artista que transforma suas vivências em arte.
“Quando pensamos em Cidadela, nossa primeira motivação foi capturar os sentimentos que orbitavam nosso território afetivo, buscando interseção com outras pessoas e seus respectivos universos”, explica o artista. “O que há aqui conta a história de um cenário imaginado em meio às contradições urbanas, onde afetos, memórias, territórios e pessoas constroem uma identidade em constante transformação”, complementa. Com Cidadela, um disco sobre resistência e pertencimento nas grandes cidades, Barros constrói pontes entre o Nordeste e o Brasil urbano e contemporâneo. E mostra como a música local atual dialoga com o Brasil inteiro.
Cidadela abriga dez canções produzidas com a colaboração de aclamados artistas pernambucanos. A direção musical é de Juliano Holanda, e a direção vocal, de Almério. As gravações contaram ainda com participações especiais de Martins ("Reverb"), Zé Manoel ("Frevo de Inverno") e da Orquestra Malassombro ("Calor e Saudade"). “Musicalmente, o esforço de todo artista é sugerir sempre uma obra inédita, embora não existam acordes inéditos”, afirma Barros. Manguebeat, frevo, ritmos da cultura popular pernambucana, rock, ecos da canção popular brasileira ("onde não existe sotaque neutro", sublinha) e a vastidão da música afro diaspórica estão sempre à disposição na biblioteca sonora deste artista. Barros tece o disco como uma tapeçaria sonora, integrando e mostrando a força e a versatilidade do novo Pernambuco musical.
Guitarrista há 15 anos, Vinícius Barros já tocou em diversos grupos, até começar sua carreira solo. Em 2015, estreia com o EP Universo e em 2017, lança o disco Banzo. Tem circulado também com a Mostra Coletiva Reverbo. Em novembro de 2020, lançou seu primeiro single “Pra abraçar quem sou”, em celebração ao Dia da Consciência Negra. Com esta música, chegou a Cabo Verde, sendo tocado pela rádio PraiaFm. Em 2021, lançou dois singles com os músicos Júlio César Mendes (sanfona) e Rafael Marques (bandolim): “Quando isso passar” e “Pó de Estrelas". Atualmente, trabalha no seu novo disco, vencedor do 4º Edital Funcultura de Música.
Compondo esse território musical de Cidadela, estão grandes instrumentistas: Guigo Nascimento, na bateria, Guilherme Eira, na guitarra, Filipe de Lima, no baixo e Thúlio Xambá, na percussão. O disco foi gravado no Estúdio Carranca, em Recife, por Vinícius Aquino e Marcos Melo. Vencedor do 4º Edital Funcultura de Música, o projeto tem produção executiva de Laura Proto, da La Esencia Experiências Culturais.
SERVIÇO
Vinícius Barros - Show de lançamento do disco Cidadela
Onde: Teatro Marco Camarotti / SESC Santo Amaro - Praça do Campo Santo, 1-101 Santo Amaro, Recife PE
Quando: Sábado (3), às 20h
Quanto: Ingressos a R$ 70 inteira e R$35 meia-entrada (inclusive para os Comerciários e dependentes, que devem apresentar a carteirinha do Sesc). Antecipados pelo Sympla