Música

Neris Rodrigues celebra centenário de Moacir Santos

Trombonista, arranjadora e produtora, uma das poucas mulheres pretas e periféricas à frente de um grupo de música instrumental, apresenta o show "Músicas do Mundo"

12 de Fevereiro de 2026

Foto Rogério Alves/Divulgação

Em um cenário onde a regência e o comando de grupos instrumentais ainda são majoritariamente masculinos, a olindense Neris Rodrigues surge como uma voz dissonante e poderosa. Primeira mulher bacharel em música de Pernambuco, a trombonista, arranjadora e produtora lidera o projeto Neris Rodrigues e O Trombonando, consolidando-se como uma das poucas mulheres pretas e periféricas à frente de um grupo de música instrumental de peso no Carnaval de Olinda e do Recife.

Para a temporada de 2026, Neris apresenta o show "Músicas do Mundo". A proposta é uma imersão sonora que ela define como afrofuturista, onde o trombone é carregado de trinados e inspirações que fundem o frevo, o coco e o agueré a sonoridades universais como o funk e a música ancestral árabe.

O ponto alto de sua performance é a homenagem aos 100 anos do maestro Moacir Santos. Músico pernambucano de reconhecimento mundial e referência máxima na renovação harmônica da MPB, Moacir tem sua sofisticação levada ao palco por Neris, que une esse legado ao repertório autoral de seu primeiro EP, com lançamento previsto para este ano.

O show também ressalta a importância da presença negra no frevo, no Carnaval e na música brasileira. Ao trazer para a música instrumental os toques e sonoridades com raízes africanas nos palcos principais de Recife e Olinda, Neris Rodrigues não entrega apenas virtuosismo técnico, mas ocupa um espaço político e artístico fundamental para a representatividade feminina e negra na música brasileira contemporânea.

Agenda Neris no Carnaval 2026
* 15/02 (Domingo) – 19h30
* Local: Marco Zero (Recife)
* Participação especial: Karynna Spinelli
* 16/02 (Segunda-feira) – 22h
* Local: Palco Guadalupe (Olinda)
* 17/02 (Terça-feira) – 16h
* Local: Palco Graças (Recife)
* 18/02 (Quarta de Cinzas) – 02h
* Local: Marco Zero (Recife)
* Participação especial: Orquestrão do Maestro Spok

veja também

O Carnaval sob cores sinfônicas e pianísticas

O frevo não parou no tempo e se renova

Rec-Beat celebra 30 anos