Música

Show tributo ao mestre Garoto chega ao Recife

Comumente conhecido como Garoto, Aníbal Augusto Sardinha foi um dos maiores nomes da música popular brasileira e agora recebe homenagem em forma do show tributo "Garoto, o gênio das cordas"

07 de Julho de 2025

Foto Divulgação

Nascido em 1915, Aníbal Augusto Sardinha, conhecido como Garoto, foi uma das figuras fundamentais para a história da música popular brasileira. Autor de clássicos do cancioneiro popular, pioneiro da bossa nova, pai do violão moderno e um dos grandes nomes da literatura dos instrumentos de cordas do Brasil, Garoto faleceu em 1955, mas segue relevante até os dias de hoje. Durante todo o mês de julho, o trio musical Caixa Cubo realiza apresentações por três estados brasileiros com um show de homenagem ao artista. Em Recife, o tributo acontece nesta sexta-feira (11), às 20h, no Teatro de Santa Isabel.

O show, batizado de “Garoto, o gênio das cordas”, foi selecionado pelo edital da Bolsa Funarte de Música Pixinguinha 2023 e assim, pode levar um pouco da maestria do músico para diferentes lugares e pessoas. Além dos integrantes do trio Caixa Cubo, Noa Stroeter no contrabaixo, Henrique Gomes ao piano e João Fideles na bateria, o show de Recife vai contar com a presença de Laís de Assis na viola de dez cordas.

Com coordenação artística de Myriam Taubkin, direção musical de Henrique Gomide, arranjos do próprio trio Caixa Cubo Trio e produção executiva da Caminhante Music, o tributo “Garoto, o gênio das cordas” visa encantar os espectadores com os sucessos de Garoto.

Além de muita música, é claro, o show também vai exibir imagens diversas e exclusivas do acervo pessoal do artista, que foram utilizados para compor o documentário Garoto, vivo sonhando. Dirigido por Rafael Veríssimo, o filme teve sua estreia em 2020 e foi eleito o melhor documentário de música dos 10 anos do Canal Curta!, além de ter integrado a programação especial do festival É tudo verdade e recebido menção do júri no festival In-Edit 2020.

O filme na íntegra será exibido na quinta-feira (10), no Cinema da Fundação Derby, com a sessão começando às 19h. Os ingressos, vendidos uma hora antes do início da projeção, custam R$ 7.

Depois da passagem por Recife, Caixa Cubo viaja para Brasília, onde, mais uma vez, o filme será exibido no dia anterior ao show. Para finalizar a volta pelo Brasil, os artistas finalizam o mês de apresentações na cidade de São Paulo.

Serviço:

Exibição do filme Garoto, vivo sonhando
Quando: 10 de julho (quinta-feira)
Hora: 19h
Onde: Cinema da Fundação Derby

Show “Garoto, o gênio das cordas”
Quando: 11 de julho (sexta-feira)
Hora: 20h
Onde: Teatro de Santa Isabel

veja também

Encontro musical na Casa de Alzira

Tayná Xambá estreia show solo de “cantação de histórias”

Ivan Lins comemora 80 anos com show no Teatro Guararapes