Música

Sérgio Cassiano celebra Ciência da Festa em show

Compositor, instrumentista e cantor pernambucano comemora 20 anos de álbum solo, ao lado da banda Julião e o Forró do Suco Elétrico, em apresentação no Teatro do Parque, na sexta-feira (15), às 19h

12 de Agosto de 2025

Sérgio Cassiano com a banda Julião e o Forró do Suco Elétrico

Sérgio Cassiano com a banda Julião e o Forró do Suco Elétrico

Foto Anderson Stevens/Divulgação

Sérgio Cassiano, um dos nomes de destaque da música pernambucana, celebra os 20 anos do álbum Ciência da Festa, em show no Teatro do Parque, na sexta-feira (15), às 19h, com a banda Julião e o Forró do Suco Elétrico. A apresentação promete ser uma experiência imersiva que revisita a trajetória do artista, amplia o diálogo com a cultura popular e conecta o público às novas linguagens do forró psicodélico. O evento integra um projeto mais amplo.

Lançado em 2004, Ciência da Festa marcou a transição de Sérgio Cassiano de percussionista a compositor e intérprete. Ao colocar a percussão como elemento condutor dos arranjos, e não apenas como acompanhamento, o disco expandiu as possibilidades rítmicas e melódicas da música popular. Reconhecido pela crítica e por estudiosos da música recifense, o álbum explora temas como a natureza, o fluxo temporal e a festa como espaço de encontro e reflexão.

A sonoridade é descrita como “trans-rítmica”, fundindo ijexá, maracatu rural, capoeira e elementos de outras culturas, com uma rica paleta de timbres que inclui berimbau, violão, cavaquinho, bandolim, viola, violoncelo e até sítar. Canções como Jogo de Dentro” e “Bagaço” (inspirada na poesia de João Cabral de Melo Neto) exemplificam essa originalidade. Para além de uma obra autoral, Ciência da Festa dialoga com a história cultural de Pernambuco e se conecta à revolução estética do manguebeat, reforçando a força da percussão como matriz criativa.

Percussionista, cantor, compositor e produtor, Sérgio Cassiano é um dos fundadores da banda Mestre Ambrósio, que conquistou reconhecimento nacional e internacional nos anos 1990. Autor de sucessos como “Pescador” e “Chamá Maria”, Cassiano também se destacou por seu trabalho solo, influenciando gerações de músicos e sendo referência para nomes como Negadeza e Gilú Amaral. Professor do Conservatório Pernambucano de Música, já participou da gravação de mais de 100 álbuns, ajudando a renovar a percussão pernambucana e disseminar técnicas e linguagens rítmicas pelo Brasil e pelo mundo.

Para celebrar as duas décadas de Ciência da Festa, Sérgio Cassiano se une ao Forró do Suco Elétrico, banda que resgata "psicodelicamente" o forró em versões de clássicos do gênero musical e composições autorais. Formada por músicos da cena alternativa pernambucana, o grupo mistura guitarra com influências de Robertinho do Recife, banjo-cavaco que dialoga com o Trio Nordestino, harmonias vocais sessentistas, percussões dançantes e a energia da dança. Essa parceria marca um novo ciclo para ambos os artistas, abrindo caminhos para experimentações musicais e projetos audiovisuais.

Viabilizado pela Prefeitura do Recife por meio da Lei Aldir Blanc - Governo Federal (Edital Multilinguagens - Recife Criativo), o projeto ainda prevê a produção de um documentário, com estreia em novembro, que vai resgatar o processo criativo do disco e integra essa celebração à trajetória de Sérgio Cassiano e do Forró do Suco Elétrico.

SERVIÇO
Sérgio Cassiano em 20 anos de Ciência da Festa com o Forró do Suco Elétrico
Quando: Sexta-feira (15/8), às 19h
Onde: Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista)
Quanto: Ingressos no Sympla
Mais informações: @sergiocassianomusica | @forrodosucoeletrico

veja também

Duo Repercuti convida Tambores da Xambá no Teatro do Parque

OSR apresenta concertos regidos por Nathalie Marin

Rock na Calçada celebra 10 anos com edição especial no Recife