Música

Celebração ao Dia do Frevo de Bloco

Na sexta-feira (7) e domingo (9), a Escola de Frevo e o Paço do Frevo vão promover eventos cheios de lirismo em homenagem ao centenário de nascimento do compositor e maestro Edgard Moraes

07 de Novembro de 2025

Foto Hugo Muniz/Divulgação

Para celebrar o Dia Municipal do Frevo de Bloco, a Escola de Frevo e o Paço do Frevo irão encher de festa o Pátio de São Pedro e o Bairro do Recife. As comemorações na sexta-feira (7), com a quarta edição do evento Deixa o Frevo Rolar, começam a partir das 16h, no pátio histórico do Bairro de São José. No domingo (9), acontece o Arrastão do Frevo de Blocos Líricos, a partir das 15h30, pelos arredores do Paço. As duas programações são gratuitas. 

No Pátio de São Pedro, se apresentam o Bloco Lírico Pierrot de São José e orquestras de frevo. Vai ter ainda uma sessão do espetáculo “Ciclofrevo - Ciclos Culturais”, além de oficina de malabares, bingo e feirinha com produtos diversos, como comidas e artigos produzidos pela comunidade diretamente ligada às atividades da Escola do Frevo, mantida pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. 

No domingo (9), a partir das 15h30, o Paço promove o Arrastão do Frevo de Blocos Líricos, com a participação de mais de 25 blocos líricos, que terá concentração no Marco Zero e seguirá em cortejo até o Paço do Frevo, acompanhada pelo Coral Edgard Moraes, sob regência do maestro Marco Cézar, e pela Orquestra Evocações, comandada pelo maestro Barbosa.

O cortejo reúne nomes tradicionais e contemporâneos da folia, reafirmando a força e a beleza do Frevo de Bloco, marcado pelos corais femininos e pela orquestra de pau e corda com seus violões, cavaquinhos, bandolins, violinos, flautas, clarinetes e percussão. Entre os participantes, estão agremiações como Bloco das Flores, Bloco da Saudade, Boêmios da Boa Vista, Batutas de São José, Compositores e Foliões, Flor da Lira do Recife, Cordas e Retalhos, Eu Quero Mais, Canta Olinda, Flor da Lira de Olinda, Seresteiros de Salgadinho.

DATA
Criado em 2004, o Dia do Frevo de Bloco, celebrado em 1º de novembro, foi instituído por lei municipal e homenageia o centenário de nascimento do compositor e maestro Edgard Moraes (1904–1974), referência e guardião dessa vertente lírica do ritmo declarado patrimônio cultural imaterial da humanidade e do Brasil.

SERVIÇO
Deixa o Frevo Rolar
Onde:
Pátio de São Pedro, no Bairro de São José
Quando: Sexta-feira (7), às 16h

Arrastão do Frevo de Blocos Líricos
Onde:
Paço do Frevo, na Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife
Quando: Domingo (9), às 15h30


veja também

Biografia do Planet Hemp ganha segunda edição

Biafra canta no Projeto Seis & Meia

Biografia da Mundo Livre S/A é lançada no Recife