Música

OSR apresenta concertos regidos por Nathalie Marin

Especialmente regidas pela maestrina francesa, apresentações gratuitas serão oferecidas na terça e quarta-feira (23 e 24), no Teatro de Santa Isabel, com programação integrando a Temporada França-Brasil 2025

23 de Setembro de 2025

Maestrina francesa Nathalie Marin

Maestrina francesa Nathalie Marin

Foto Divugação

Estimulando o protagonismo feminino na música erudita, a Orquestra Sinfônica do Recife realiza dois concertos especiais nesta terça e quarta-feira (dias 23 e 24), a partir das 20h, no Teatro de Santa Isabel. As apresentações integram a programação da Temporada França Brasil 2025 e promovem o segundo encontro entre um dos mais antigos conjuntos orquestrais em atividade ininterrupta do país e a maestrina francesa Nathalie Marin.

Destacada regente com atuação na América Latina e Europa, Nathalie Marin é diretora artística do conjunto contemporâneo Habana XXI. Entre outros importantes cargos que ocupou ao longo da carreira, destacam-se a direção artística da Orquestra Sinfônica Nacional do Equador, a residência como maestrina da Kosovo Philharmonic e a direção da Mersin State Opera (Turquia). Marin foi ainda uma das fundadoras da Orquestra ENORIS (Ensemble Orquestral de l’Isère), na qual atuou como Regente Titular por quase duas décadas (1991-2010), tendo alcançado mais de 25 países.

Este será o quinto episódio de regência feminina na história da Orquestra Sinfônica do Recife, o primeiro neste ano de 2025. A estreia de uma maestrina no púlpito da Orquestra foi também em um mês de setembro, em 1950, quando o conjunto se apresentou sob a batuta da gaúcha Joanídia Sodré, considerada uma das primeiras maestrinas do Brasil e da América do Sul. Só bem mais tarde, reparando historicamente um hiato de 70 anos, a Orquestra teve outros quatro concertos regidos por uma maestrina, Rosemary Oliveira, em novembro de 2023. No ano passado, mais uma vez no mês de setembro, a mesma Nathaline Marin assumiu, por duas noites, as batutas da orquestra declarada Patrimônio Cultural do Recife.

Até o repertório terá participação feminina. O programa contará com três peças: “La Nuit et L’Amour”, de Augusta Holmes e “Tarantella para Flauta e Clarinete”, de Camille Saint-Saens, além de “Sinfonia Nº 7”, em Lá Maior Op. 92, de Beethoven. 

Os concertos, que contarão ainda com duas outras participações especiais: dos solistas Jonatas Zacarias (clarinete) e Djalma Claudino (flauta), terão ingressos distribuídos nesta terça e quarta, respectivamente, na internet e presencialmente. No dia de cada apresentação, a distribuição de ingressos inicia às 10h, no site. Uma hora antes do início de cada concerto, os ingressos também serão distribuídos na bilheteria do Santa Isabel.

As apresentações são gratuitas e oferecidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

SERVIÇO
Temporada 2025 de concertos gratuitos da Orquestra Sinfônica do Recife
Onde:
Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Quando: 23 e 24 de setembro, às 20h
Quanto: Ingressos distribuídos pela internet e na bilheteria do teatro

 

veja também

Duo Repercuti convida Tambores da Xambá no Teatro do Parque

Rock na Calçada celebra 10 anos com edição especial no Recife

Cordel do Fogo Encantado no Mimo