Música

Moraes Moreira em mostra no Paço do Frevo

Exposição ‘Mancha de dendê não sai’, em homenagem à vida e obra do artista baiano, tem inauguração com show gratuito liderado por Davi Moraes e Pupillo, nesta sexta (16)

16 de Agosto de 2024

Mostra destaca incursões na literatura e raízes profundamente conectadas à Bahia e ao Sertão

Mostra destaca incursões na literatura e raízes profundamente conectadas à Bahia e ao Sertão

Foto Hugo Muniz / Divulgação

Na exposição Mancha de Dendê Não Sai – Moraes Moreira, os três andares do Paço do Frevo imergem na vida e obra do cantor e compositor baiano, que, dentre sua obra, foi autor também de muitos frevos. A mostra estreia nesta sexta-feira (16), às 18h, com apresentação da Orquestra Frevo do Mundo e show do álbum Moraes é Frevo, projeto criado pelo músico e produtor Pupillo e pelo produtor musical Marcelo Soares, do Estúdio Muzak, em parceria com o músico Davi Moraes, filho de Moraes Moreira (1947-2020).

O show terá o diretor musical do projeto Pupillo, na bateria; Davi Moraes, também diretor musical, nas guitarras, violão e voz; Bráulio Araújo, no baixo; maestro Nilsinho Amarante, no trombone e regências; Gilmar Black, no sax tenor; Adilson Bandeira, no sax alto; e Jonatas Araújo, no trompete, além das participações de Almério e Ylana. Moraes é Frevo foi lançado neste ano com releituras de composições do baiano.

No dia seguinte à abertura da exposição, o Paço do Frevo realiza seu projeto Observatório do Frevo, em edição especial Moraes Moreira. Com o tema Temperado no Dendê: o Frevo de Moraes Moreira, o encontro do dia 17 de agosto, às 15h, contará com a participação de Cecília Morais, psicanalista e filha do homenageado, e do músico Silvério Pessoa. “Desde que me entendo por gente, meu pai era um só com sua música. Não havia separação. Onde ele estava, sua música, seu violão, suas composições lá estavam também”, conta Cecília. O encontro promoverá uma conversa sobre o Frevo e Moraes que, juntos, ecoam pelo mundo, marcando a história da cultura brasileira.

SERVIÇO
Exposição Mancha de Dendê Não Sai – Moraes Moreira
Onde:  Paço do Frevo (Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife)
Quando: 16 de agosto (sexta-feira), às 18h
Quanto: Acesso gratuito

Temporada da mostra
De 16 de agosto de 2024 a 9 de março de 2025, no horário de funcionamento do Paço do Frevo. De terças a sextas, das 10h às 17h. Sábados e domingos, das 11h às 18h
Ingressos
R$ 10 e R$ 5 (meia) – entrada gratuita às terças

veja também

Léa Freire em dose tripla no Recife

Lia de Itamaracá no Rock in Rio

A poesia sonora de Juliano Muta