Manguebitinho celebra Dia das Crianças no Teatro do Parque
No domingo (12), Cláudia Soul e a Fada Magrinha Lulu Araújo fazem show infantil gratuito, com convidados especiais, como Fred 04 e Mari Bigio, com repertório dedicado a Chico Science e outros artistas do Manguebeat
10 de Outubro de 2025
Cláudia Soul e a Fada Magrinha Lulu Araújo
Foto Andréa Rêgo Barros/Divulgação
No próximo domingo (12), às 16h, Cláudia Soul e a Fada Magrinha Lulu Araújo convidam o Recife a celebrar o Dia das Crianças na plateia do espetáculo Manguebitinho, que será apresentado gratuitamente, no Teatro do Parque, com um repertório caprichado, em celebração aos sucessos que as parabólicas fincadas no estuário musical recifense da década de 1990 amplificaram para o mundo inteiro. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, no dia do show, a partir das 14h.
Destacando a importância do Manguebeat para a música do Recife, do Brasil e do mundo, de ontem, de hoje e de amanhã, a dupla preparou um espetáculo que conta, de forma lúdica e quase didática, a história do movimento que misturou as inovações sonoras da música internacional com os acordes ancestrais do frevo, do coco, do maracatu e da ciranda.
Para cantar e contar essa história junto com elas, subirão ao palco do Manguebitinho os músicos Rodrigo Souza (guitarra), Teles Jr. (percussão) e Jô Dümer (bateria), além de Hugo Lins (baixo, teclado e efeitos sonoros), que assina a direção musical do espetáculo. Também farão parte do espetáculo o cantor Fred 04 e os bailarinos Gabi Carvalho e Orum Santana, este último do coletivo artístico Daruê Malungo, além de Mari Bigio, que vai cantar e encantar com a dupla, além de assinar o roteiro do show.
Outra participação será o caranguejo com cérebro Chico, personagem especialmente criado para o espetáculo, que apresentará para o público informações sobre o Manguebeat, com direito até a rima. Completam a equipe do projeto Thiago Amaral, do Coisas d. Thi, que assina os figurinos, e Morena Navarro, responsável pelos cenários.
Entre as músicas que integram o repertório, todas com novos arranjos, preparados com exclusividade para os pequenos mangueboys e manguegirls da plateia de Lulu e Cacau, estão algumas das mais célebres trilhas sonoras do movimento, que completou 30 anos em 2023, como: “A Praieira”, “Maracatu Atômico”, “Da Lama ao Caos”, “Computadores Fazem Arte” e “Rios, Pontes e Overdrives”, além de clássicos do cancioneiro infantil, a exemplo de “Samba Lelê” e “Pirulito que Bate-bate”.
“Esse projeto é um sonho antigo. A gente viveu de perto aquela efervescência musical do Recife nos anos 1990, protagonizada por artistas que admirávamos muito, como Fred 04, Chinaina, Siba e tantos outros, além do próprio Chico. Dali em diante, a música e toda a cultura recifense nunca mais seriam as mesmas”, conta Lulu, que encontrou no mangue as raízes fundas das tradições da cultura popular, que seguiria celebrando por toda a sua carreira, desde a participação na banda do celebrado percussionista Naná Vasconcelos, até os dias e projetos atuais.
Cláudia Soul, que chegou a dividir o icônico palco da Soparia com Chico Science, celebra a convergência de referências, estéticas e públicos que conduziu as duas artistas a esse projeto. “Lulu sempre se dedicou à cultura popular pernambucana e seus ritmos ancestrais, enquanto a minha linguagem artística é o rock. O Manguebeat é justamente o encontro dessas duas coisas. E precisa continuar sendo”, diz Claudinha. O Manguebitinho, explicam as artistas, joga sementes de futuro no mangue. Para nunca mais esquecermos de celebrar quem somos e de onde viemos.
OUTRAS DATAS
Além do show do Teatro do Parque, o projeto Manguebitinho será apresentado em outras cinco cidades da Região Metropolitana do Recife, em curta temporada, até o próximo dia 9 de novembro. O espetáculo subirá também aos palcos do Sesc Yapotan, em Jaboatão dos Guararapes, no dia 11 de outubro; do Sesc Goiana, no dia 25 de outubro; e dos Sesc Caruaru, Belo Jardim e Arcoverde, nos dias 7, 8 e 9 de novembro. A turnê tem incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, e apoio do Sesc. O show no Teatro do Parque conta também com apoio da Secretaria de Educação do Recife.
SERVIÇO
Manguebitinho - Show de Cláudia Soul e Lulu Araújo
Onde: Teatro do Parque, na Rua do Hospício, nº 81, Boa Vista
Quando: Domingo (12), às 16h
Quanto: Ingressos gratuitos, distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 14h