Música

Lucas dos Prazeres apresenta “Do Ritmo ao Rezo”

Artista faz espetáculo solo em homenagem aos 80 anos de Naná Vasconcelos e também realiza apresentações com o personagem Zé Tamanquinho e a Orquestra dos Prazeres

12 de Novembro de 2024

Foto Duda Coutinho/Divulgação

Com o show solo inédito Do Ritmo ao Rezo, Lucas dos Prazeres celebra Naná Vasconcelos (1944-2016). O espetáculo será apresentado na Mostra Pankararu de Música, no sábado (16/11). Em sua 5ª edição, o encontro acontece em um território indígena, a Aldeia Bem Querer de Cima, localizada no Sertão de Pernambuco, Mesorregião do São Francisco, entre as cidades de Tacaratu, Jatobá e Petrolândia. O show é um convite a mergulhar na magia das percussões, para que o público sinta cada batida percussiva desta homenagem ancestral.

Às vésperas da estreia do show, o artista também transporta o protagonismo autoral do Quilombo dos Prazeres para a V Mostra Pankararu de Música, com o tema “ÌANE KWÀRÁSI", que significa "nosso sol". Na sexta-feira (15 de novembro), realiza uma intervenção artística para 400 crianças da Aldeia Pankararu com o seu personagem infantil Zé Tamanquinho, apresentando o espetáculo Brincadeira se preserva brincando. No mesmo dia, dá sequência às suas ações culturais com a Orquestra dos Prazeres, que vai compartilhar uma vivência sonora baseada no método de iniciação e desenvolvimento percussivo, produzido por Lucas.

“Essas atividades são focadas na preservação e transmissão dos saberes da cultura popular pernambucana e no estímulo às crianças e adolescentes a se tornarem guardiões das tradições culturais. É mais do que uma apresentação, é uma viagem sonora e espiritual que transcende o tempo e o espaço”, declara.

Lucas dos Prazeres — guardião dos saberes, ministro de música do Quilombo dos Prazeres e mestre da cultura popular — dividiu momentos com Naná Vasconcelos por mais de 12 anos. Para além da relação profissional, os percussionistas pernambucanos se entrelaçam a partir das raízes ancestrais da amizade e do amor. Nessa parceria, realizaram a gravação dos discos “Chegada” (2005) e “Sinfonias & Batuques” (2010), vencedor do prêmio Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Raízes Brasileiras”. Ambos são da autoria de Naná.

“Estivemos juntos na minha adolescência. Toquei ao seu lado e compartilhamos mais do que palcos… Foram histórias, ensinamentos e uma amizade iluminada pela ancestralidade. (...) Ele dedicou sua vida à difusão da cultura brasileira no mundo, sobretudo à cultura pernambucana. Com suas percussões, construiu um legado profundo e eterno, oferecendo saberes que se tornaram herança e identidade cultural da nação brasileira. Seu saber permanece vivo em cada batida de tambor, em cada nota de uma canção e em cada ancestralidade onde saudamos a medicina da percussão”, acentua.

TRAÇADO
Neste ano, durante a celebração dos seus 40 anos de idade, Lucas dos Prazeres lançou “Planeta Maracatu”, seu primeiro videoclipe solo. A música faz parte de Traçado, futuro disco do artista, com previsão de lançamento nas plataformas digitais em janeiro de 2025.

veja também

Thiago Amud e Sergio Krakowski na Casa Estação da Luz

Germinal Band se apresenta no Teatro Fernando Santa Cruz

Isaar estreia novo espetáculo