Música

Lucas dos Prazeres apresenta “Do Ritmo ao Rezo”

Artista faz espetáculo solo em homenagem aos 80 anos de Naná Vasconcelos e também realiza apresentações com o personagem Zé Tamanquinho e a Orquestra dos Prazeres

12 de Novembro de 2024

Foto Duda Coutinho/Divulgação

Com o show solo inédito Do Ritmo ao Rezo, Lucas dos Prazeres celebra Naná Vasconcelos (1944-2016). O espetáculo será apresentado na Mostra Pankararu de Música, no sábado (16/11). Em sua 5ª edição, o encontro acontece em um território indígena, a Aldeia Bem Querer de Cima, localizada no Sertão de Pernambuco, Mesorregião do São Francisco, entre as cidades de Tacaratu, Jatobá e Petrolândia. O show é um convite a mergulhar na magia das percussões, para que o público sinta cada batida percussiva desta homenagem ancestral.

Às vésperas da estreia do show, o artista também transporta o protagonismo autoral do Quilombo dos Prazeres para a V Mostra Pankararu de Música, com o tema “ÌANE KWÀRÁSI", que significa "nosso sol". Na sexta-feira (15 de novembro), realiza uma intervenção artística para 400 crianças da Aldeia Pankararu com o seu personagem infantil Zé Tamanquinho, apresentando o espetáculo Brincadeira se preserva brincando. No mesmo dia, dá sequência às suas ações culturais com a Orquestra dos Prazeres, que vai compartilhar uma vivência sonora baseada no método de iniciação e desenvolvimento percussivo, produzido por Lucas.

“Essas atividades são focadas na preservação e transmissão dos saberes da cultura popular pernambucana e no estímulo às crianças e adolescentes a se tornarem guardiões das tradições culturais. É mais do que uma apresentação, é uma viagem sonora e espiritual que transcende o tempo e o espaço”, declara.

Lucas dos Prazeres — guardião dos saberes, ministro de música do Quilombo dos Prazeres e mestre da cultura popular — dividiu momentos com Naná Vasconcelos por mais de 12 anos. Para além da relação profissional, os percussionistas pernambucanos se entrelaçam a partir das raízes ancestrais da amizade e do amor. Nessa parceria, realizaram a gravação dos discos “Chegada” (2005) e “Sinfonias & Batuques” (2010), vencedor do prêmio Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Raízes Brasileiras”. Ambos são da autoria de Naná.

“Estivemos juntos na minha adolescência. Toquei ao seu lado e compartilhamos mais do que palcos… Foram histórias, ensinamentos e uma amizade iluminada pela ancestralidade. (...) Ele dedicou sua vida à difusão da cultura brasileira no mundo, sobretudo à cultura pernambucana. Com suas percussões, construiu um legado profundo e eterno, oferecendo saberes que se tornaram herança e identidade cultural da nação brasileira. Seu saber permanece vivo em cada batida de tambor, em cada nota de uma canção e em cada ancestralidade onde saudamos a medicina da percussão”, acentua.

TRAÇADO
Neste ano, durante a celebração dos seus 40 anos de idade, Lucas dos Prazeres lançou “Planeta Maracatu”, seu primeiro videoclipe solo. A música faz parte de Traçado, futuro disco do artista, com previsão de lançamento nas plataformas digitais em janeiro de 2025.

Publicidade

Banner Prêmio Cepe

veja também

Podcast homenageia Naná

Presença dos Beatles cresce no mercado editorial brasileiro

Devotos lança single em homenagem a Vladimir Herzog