Música

Garapa Nervosa celebra 30 anos

Surgida em Olinda nos anos 1990, banda faz show no DarkSide revisitando músicas de diferentes fases, apresentando inéditas e anunciando lançamento de EP e documentário

20 de Março de 2025

Foto Veetmano/Divulgação

Definida pelo vocalista Evandro Q? como participante do "darkside of the manguetown", a Garapa Nervosa volta aos palcos, com show nesta quinta-feira (20), a partir das 19h, no DarkSide, espaço da cena rock do Recife situado no número 89 da Rua Barão de São Borja, bairro da Soledade (próximo ao Mercado da Boa Vista).

Surgida em Olinda, em 1990, a banda tocou nos principais espaços alternativos da época, mas, por motivos de sobrevivência financeira, seus integrantes seguiram em suas diferentes carreiras profissionais. No entanto, se encontravam eventualmente para tocar e compor. O último encontro para tocar, desta vez em público, aconteceu no Iraq (Rua do Sossego, Boa Vista), em dezembro de 2019. Portanto, cinco anos depois, os músicos se encontram novamente para lembrar as músicas de várias fases, como também apresentar novidades: composições inéditas, anunciar a gravação de um disco e de um documentário.

A banda, composta por Evandro Q? (vocal), Daniel Barros (contrabaixo) e Fábio Andrade (guitarra), além dos músicos Marcelo Tarta (guitarra) e Robson Schizo (bateria), incluirá, no repertório da noite, clássicos como "Educação", "Guardanapos" e "Corpos Azuis", além da estreia de músicas que vão compor um EP com cinco faixas, gravado e mixado por Adriano Leão, a ser lançado neste ano. As novas são: "Tóxico", "Zíper" e "Não Sei O Que É O Rock'n'Roll" e a instrumental "Surf Na Avenida Norte".

A noite também servirá para a captação de imagens e sons que vão integrar o documentário "Garapa Nervosa - A Banda que Esqueceu de Acabar", dirigido por Daniel Barros (cineasta e baixista da banda desde o primeiro show, em 1995, no bairro de Ouro Preto) e produzido por Andreza Portella, que registrará a trajetória do grupo na cena underground pernambucana, através de depoimentos, gravações e imagens de arquivo.

Antes do show, o público poderá curtir um set dançante do DJ Evandro Q? com músicas de bandas dos anos 1960 aos anos 2000, que influenciaram os integrantes da Garapa: The Stooges, Silver Apples, Velvet Underground, Buzzcocks, The Stranglers, Gang Of Four, The Fall, Joy Division, Jesus and Mary Chain, Sonic Youth, Pixies, Walter Franco, Mutantes, Júpiter Maçã, Tom Zé, Kiko Dinucci, Violeta de Outono, Smack, Fellini, Second Come, entre outras.

HISTÓRICO
Independentemente de nunca ter lançado um material gravado e não ter participado de um grande festival, a Garapa Nervosa era uma das mais atuantes no período em que acontecia o Manguebeat. Além de participar do Movimento Boca do Lixo, tocava em quase todos os espaços: Poco Loco, Bar do Grego, Bar da Rampa, Francis Drinks, Soparia, Pina de Copacabana, Galetu's, Garagem 27, CAIC de Peixinhos, Nascedouro, Sítio da Trindade, Clube Bonsucesso no Alto José do Pinho, na associação de Moradores de Jardim Brasil.

SERVIÇO
30 anos do Garapa Nervosa + Evandro Q? DJ set
Onde: DarkSide - Rua Barão de São Borja, 89, Soledade
Quando: Quinta-feira (20), às 19 horas
Quanto: Sympla

veja também

Suraras do Tapajós na Casa Estação da Luz

Garanhuns Jazz Festival reúne atrações nacionais e internacionais

Mangroov lança EP