Música

Festival em Olinda celebra protagonismo feminino

Evento de cultura popular terá oficinas, debates, feira de artesanato e shows gratuitos com programação que começa na sexta-feira (3) e segue até domingo (5)

30 de Setembro de 2025

Flaira Ferro se apresenta no domingo (5/10)

Flaira Ferro se apresenta no domingo (5/10)

Foto Divulgação

Olinda recebe, a partir desta sexta-feira (3), a 1ª edição do Damas da Arte – Festival de Cultura Popular, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. Até o próximo domingo (5), o evento reunirá artistas e produtoras culturais de Pernambuco, da Paraíba e de Brasília, valorizando o protagonismo feminino e a cena independente. A programação é gratuita e inclui feira de artesanato, oficinas, workshops, painéis de discussão, palestras e apresentações artísticas, ocupando diferentes espaços do Eufrásio Barbosa.

A tradicional feira Damas da Arte, realizada durante todo o evento, destaca o trabalho artesanal de mulheres do Nordeste, ocupando diferentes espaços do Mercado Eufrásio Barbosa. Todas as atividades são abertas à comunidade, fortalecendo a cena cultural feminina e promovendo diversidade, inclusão e intercâmbio entre gerações e territórios artísticos. As atividades são gratuitas, mas os ingressos para workshops, painéis de discussão e palestras precisam ser retirados através da plataforma Sympla, com vagas limitadas à capacidade do espaço.

Os três dias de evento contarão ainda com shows, como o da multiartista paraibana Luana Flores, que se apresenta em Olinda pela primeira vez; além da cantora, compositora e percussionista pernambucana Poli e; encerrando a programação, no domingo, um dos ícones da nova música pernambucana sobe ao palco, a cantora e compositora Flaira Ferro.

“A importância e o impacto do festival vão além da programação. É um encontro na luta pela equidade de gênero no meio artístico, atuando como catalisador de visibilidade e reconhecimento, oferecendo espaços de protagonismo para artistas e empreendedoras. Nossa expectativa é que não seja apenas uma celebração pontual, mas uma ferramenta de transformação. A meta é inspirar, impulsionar e fortalecer a rede de colaboração entre mulheres, garantindo espaços de fala, representatividade e valorização das fazedoras de cultura”, destaca a produtora cultural Laíse Souza, coordenadora geral do evento.

O festival foi contemplado no edital da Lei Aldir Blanc (PNAB-PE) e reforça o papel das mulheres na cultura, promovendo intercâmbio e novas oportunidades para a arte pernambucana.

PROGRAMAÇÃO
Sexta (03/10) – A partir das 14h
Feira de artesanato: Damas da Arte
Workshop: AGBÊ e Dança invisível | Junia Jun (Brasília-DF)
Palestra: “Direitos autorais e distribuição de músicas em plataformas digitais” | Jessica Brito (ONErpm)
Painel de discussão: Produção e espaços culturais | Andala Quituche (Museu das Tradições, Aliança-PE), Guida Gomes (Instituto Casa Astral, Recife-PE), Gabriela Dias (Terra Polo Cultural, Recife-PE).
Show: Luana Flores (João Pessoa-PB)

Sábado (04/10) - A partir das 14h
Feira de artesanato: Damas da Arte
Workshop: Cavalo Marinho | Gabriela Salustiano (Olinda-PE)
Palestra: Cultura Afro-Brasileira | Mirela Cavalcanti (Pedagoga e integrante do Afoxé Alafin Oyó)
Painel de discussão: Mestras, saberes populares | Mestra Nice Teles (Cavalo Marinho, Condado-PE), Mestra Ana Lúcia (Coco de Roda, Olinda-PE), Mestra Joana Cavalcante (Maracatu Baque Virado, Recife-PE)
Show: Poli (Recife-PE) - Show da Raiz ao Canto

Domingo (05/10) – A partir das 13h
Feira de artesanato - Damas Da Arte
Workshop: “Frevo, corpo e movimento” | Maria Flor (Recife-PE)
Palestra: “Publicidade - Histórias que vendem” | Gio Figueiredo (Produtora da Globo PE)
Painel de discussão: “Economia criativa e empreendedorismo” | Enaile Lima (Instituto Materialize Ideias - Cabo-PE), Concita Carvalho (Diretora de Economia Criativa, Igarassu-PE), Roberta Meneses (Supervisora de Pequenos Negócios da AGE - PE)
Show: Flaira Ferro (Recife-PE)

SERVIÇO
Damas da Arte – Festival de Cultura Popular
Onde: 
Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa – Largo do Varadouro, Olinda
Quando: Sexta (3) e sábado (4), 14h às 20h | Domingo (5), 13h às 19h
Quanto: Acesso gratuito
Classificação: Livre

veja também

Duo Repercuti convida Tambores da Xambá no Teatro do Parque

OSR apresenta concertos regidos por Nathalie Marin

Rock na Calçada celebra 10 anos com edição especial no Recife