Devotos lança single em homenagem a Vladimir Herzog
Música da banda pernambucana de punk, que celebra a memória do jornalista morto pela ditadura militar, chega a todas as plataformas de streaming nesta quinta-feira (5)
04 de Dezembro de 2024
Neilton, Cannibal e Celo Brown, na frente do monumento Tortura Nunca Mais, no Recife
Foto Nilton Pereira/Divulgação
A luta do jornalista Vladimir Herzog durante a ditadura militar inspirou o novo single da Devotos, ícone do punk e do hardcore nacional e Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, oriundo do Alto José do Pinho, morro da Zona Norte do Recife. Intitulada com o nome do repórter croata radicado no Brasil, a faixa, de autoria de Celo Brown, Neilton e Cannibal, chega a todas as plataformas de streaming nesta quinta-feira (5) pelo selo Red Star.
Jornalista e cineasta, Herzog (então diretor da TV Cultura) foi chamado em 1975 para depor na sede do DOI-Codi sobre sua ligação com o Partido Comunista Brasileiro (PCB). Na sequência, apareceu enforcado com um cinto. A versão oficial da época foi de que ele teria se suicidado. Em 1978, o legista Harry Shibata admitiu ter assinado o laudo necroscópico sem sequer ver o corpo, e a Justiça brasileira condenou a União pela prisão ilegal, tortura e morte de Herzog.
Letra de Vladimir Herzog:
Eu disse
Faltam 7 dias para florescer
7 dias, 7 dias primavera vai chegar
Rosas com espinhos vão te fortalecer
E um futuro de paz vão te ofertar
Os anos são de chumbo
Não há presente nem futuro
Só a maldade do fascismo
Vladimir Herzog derruba o AI-5
Eu acredito na arte
Pra te fortalecer
Eu acredito na arte
Pra te transformar
Eu acredito que a arte, a arte soma
Eu acredito que a arte, que a arte salva