90 anos de Elvis Presley
Considerado rei do rock 'n roll e ícone pop do século XX, Elvis completaria idade nova neste 8 de janeiro
08 de Janeiro de 2025
Elvis ficou famoso por sua ousadia e por ter difundido a música afro-americana
Foto Site Official Home
Não somos uma monarquia mas adoramos ter um rei para tudo. O do rock é o norte-americano Elvis Aaaron Presley, que faria 90 anos, se vivo estivesse neste dia 8 de janeiro de 2025. Quem gosta nem que seja um pouquinho de cultura pop sabe que Elvis é um dos ícones musicais do século XX, tanto pela voz quanto pelo estilo, o visual e o de dançar no palco. Na época em que roqueiro cantava de paletó, Elvis tinha visual até mais despojado do que os Beatles, que chegaram bem depois e muito mais comportados.
Elvis nunca quis essa coroa que lhe deram. Tanto porque não foi o pioneiro do rock, quanto porque o motivo de o colocarem no trono é pelo simples fato de ser branco. Diferente dos compatriotas pioneiros e negros Little Richard e Chuck Berry. Por questões mais raciais e menos de talento, Elvis alcançou maior popularidade e vendeu 1,5 bilhão de cópias de discos no mundo todo.
Em 2022, o rei teve sua biografia colocada nas telonas do cinema com o filme que levou seu nome, encarnado por Austin Butler e com Tom Hanks no papel do Coronel Tom Parker, ex-empresário do roqueiro. A cinebiografia de Baz Luhrmann foi sucesso. O próprio Elvis atuou em dezenas de filmes como o clássico Jailhouse Rock, de 1957.
Nascido em East Tupelo, no Mississippi, em 1935, e morto em 1977, Elvis foi motorista de caminhão e lanterninha de cinema antes da fama. Louro de nascença, começou a pintar os cabelos de preto porque achava a cor mais ousada. Ousada também era a forma de pintar: com graxa de sapato! Aos 10 anos de idade, já cantava e tocava violão. Mas foi em 1954 que começou a carreira, difundindo a influência musical afro-americana misturada com a branca. Foi aí que chegou ao rock and roll.
Entre as mais de 700 músicas gravadas pelo rei - nenhuma de sua autoria, destaque para “It’s now or never”, “Always on my mind”, Love me tender”, “ Suspicious Mind” e “Sylvia”.
A imagem de Elvis foi eternizada pelo artista pop Andy Warhol na “Double Elvis (Ferus Type)”, um retrato de 1963 que mostra Elvis apontando um revólver quando atuava no filme de faroeste dos anos 1960, “Estrela de Fogo”. Esse é um dos 22 quadros que o artista fascinado pelos ícones pops fez do rei.